
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Grande Rio | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Rosangela Mariano dos Santos, Eline das Flores Victer | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T22:23:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T22:23:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Incentive sonhos: uma proposta etnomatemática para EJA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730858 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livreto é um Produto Educacional desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO. E tem como objetivo sugerir uma atividade a luz da Etnomatemática que proporcione um ambiente favorável a formação de cidadãos críticos e participativos. A proposta visa promover o diálogo entre os saberes dos estudantes da EJA e despertar, nesses sujeitos, o senso crítico. A elaboração e todas as etapas da atividade foram fundamentadas na Etnomatemática e na Pedagogia Libertadora de Paulo Freire. Muitas vezes é possível perceber que os estudantes da EJA não relacionam os saberes matemáticos construídos em suas vivências com a Matemática realizada na escola. Sugerimos assim, a Etnomatemática como o caminho para estreitar esses saberes. Ela é o elo que permite essa integração entre a Matemática da vida e a Matemática da escola É importante destacar que você professor poderá fazer adaptações de acordo com sua necessidade em sala de aula adequando a atividade aqui apresentada às características da sua região, à realidade da sua instituição e ao cotidiano de seus alunos. Esperamos que esse material contribua para sua prática docente! | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.226 Kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Etnomatemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
| Título: dc.title | Incentive sonhos: uma proposta etnomatemática para EJA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO EDUCACIONAL_Rosangela_Mariano.pdf | Incentive sonhos: uma proposta etnomatemática para EJA | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730858/2/PRODUTO EDUCACIONAL_Rosangela_Mariano.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons