Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rosario, Alessandra Ribeiro do | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Castor, Katia Gonçalves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T18:14:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T18:14:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de educação das relações étnico-raciais - perspectivas e práticas para ação docente em uma escola de ensino fundamental I | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere no campo das reflexões sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação docente e Currículo. Seu objetivo geral é compreender a configuração da educação das relações étnico-raciais em uma escola de Ensino Fundamental I, do município de Vila Velha/ES. Para isto, elegemos como objetivos específicos: conhecer o processo de implementação da lei 10.639/03 na rede municipal de ensino de Vila Velha, analisar os contextos e as vivências que colaboram com as questões étnico-raciais que transcorrem na unidade de Ensino pesquisada, sistematizar uma proposta de formação com servidores na Unidade Municipal de Ensino Fundamental I, no sentido de contribuir com a Educação das Relações Étnico-Raciais e elaborar, junto com os participantes, o produto educacional em forma de um e-book, uma formação para profissionais da educação repensarem a temática História e Cultura Afro-Brasileira. Como sustentação teórica elegemos Paulo Freire (1979, 1987, 1996), Kabengele Munanga (1999, 2004, 2015), Nilma Lino Gomes (2005, 2011, 2012, 2017), e Candau (1996, 2007, 2016). Como percurso metodológico optamos pela pesquisa-ação em Thiollent (1996) e Barbier (2002) e pesquisa colaborativa em Ibiapina (2008). A produção de dados se fez através de uma consulta documental, questionários abertos e fechados e rodas de conversas. Por fim, ao se tratar de mestrado profissional, além da realização do curso de extensão, elaboramos um produto educativo que consiste em uma proposta de formação continuada que relata sobre momentos formativos realizados com os professores e com a comunidade escolar para repensar as práticas do ensino de História e Cultura da Afro-brasileira. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,65 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação para as Relações Étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Antirracista | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de educação das relações étnico-raciais: perspectivas e práticas para ação docente em uma escola de ensino fundamental I | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons