Curso de educação das relações étnico-raciais: perspectivas e práticas para ação docente em uma escola de ensino fundamental I

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRosario, Alessandra Ribeiro do-
Autor(es): dc.contributor.authorCastor, Katia Gonçalves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-25T18:14:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-25T18:14:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-29-
identificador: dc.identifier.otherCurso de educação das relações étnico-raciais - perspectivas e práticas para ação docente em uma escola de ensino fundamental Ipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730757-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa se insere no campo das reflexões sobre a temática da Educação das Relações Étnico-Raciais, Formação docente e Currículo. Seu objetivo geral é compreender a configuração da educação das relações étnico-raciais em uma escola de Ensino Fundamental I, do município de Vila Velha/ES. Para isto, elegemos como objetivos específicos: conhecer o processo de implementação da lei 10.639/03 na rede municipal de ensino de Vila Velha, analisar os contextos e as vivências que colaboram com as questões étnico-raciais que transcorrem na unidade de Ensino pesquisada, sistematizar uma proposta de formação com servidores na Unidade Municipal de Ensino Fundamental I, no sentido de contribuir com a Educação das Relações Étnico-Raciais e elaborar, junto com os participantes, o produto educacional em forma de um e-book, uma formação para profissionais da educação repensarem a temática História e Cultura Afro-Brasileira. Como sustentação teórica elegemos Paulo Freire (1979, 1987, 1996), Kabengele Munanga (1999, 2004, 2015), Nilma Lino Gomes (2005, 2011, 2012, 2017), e Candau (1996, 2007, 2016). Como percurso metodológico optamos pela pesquisa-ação em Thiollent (1996) e Barbier (2002) e pesquisa colaborativa em Ibiapina (2008). A produção de dados se fez através de uma consulta documental, questionários abertos e fechados e rodas de conversas. Por fim, ao se tratar de mestrado profissional, além da realização do curso de extensão, elaboramos um produto educativo que consiste em uma proposta de formação continuada que relata sobre momentos formativos realizados com os professores e com a comunidade escolar para repensar as práticas do ensino de História e Cultura da Afro-brasileira.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,65 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação para as Relações Étnico-racialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Antirracistapt_BR
Título: dc.titleCurso de educação das relações étnico-raciais: perspectivas e práticas para ação docente em uma escola de ensino fundamental Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
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