Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Suzana do Nascimento | - |
Autor(es): dc.contributor.author | NEVES, Rogério da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T16:59:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T16:59:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sequência Didática Asas | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730743 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este e-book denominado Sequência Didática Asas (SD Asas) é a materialização do produto educacional construído a partir da pesquisa intitulada Letramento Científico do Aluno de Ensino Médio Técnico em Enfermagem - uma Abordagem de Língua Inglesa para Fins Específicos, durante o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, situado no Rio de Janeiro. O programa tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos educacionais, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberesinerentes ao mundo do trabalho e o conhecimento sistematizado. Desta forma, toda a SD Asas foi construída e aplicada aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CTENF CBNB), uma instituição pública federal situada na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. Porém, o intuito da SD Asas é estimular que outros docentes, em diferentes instituições de ensino, que formem técnicos em enfermagem, utilizem suas etapas para confecções de sequências didáticas próprias que se adequem às necessidades de seus discentes. A SD Asas fundamenta-se nos documentos oficiais que abordam o ensino médio técnico, na abordagem da Língua para Fins Específicos (LinFE) e no Letramento Científico (LC) que foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. Sendo assim, esta sequência didática construída teve por base a introdução de algumas estratégias de leitura por meio de alguns gêneros textuais em língua inglesa, que foram apontados pelos alunos como relevantes para o curso de ensino médio técnico em enfermagem após a análise de suas necessidades, utilizando a abordagem de língua para fins específicos (LinFE). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio - Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Enfermagem. 4. Sequência didática. 5. Conhecimento científico | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA ASAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SUZANASANTOS2021PRODEDUC.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730743/2/SUZANASANTOS2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons