SEQUÊNCIA DIDÁTICA ASAS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSANTOS, Suzana do Nascimento-
Autor(es): dc.contributor.authorNEVES, Rogério da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-25T16:59:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-25T16:59:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherSequência Didática Asaspt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730743-
Resumo: dc.description.abstractEste e-book denominado Sequência Didática Asas (SD Asas) é a materialização do produto educacional construído a partir da pesquisa intitulada Letramento Científico do Aluno de Ensino Médio Técnico em Enfermagem - uma Abordagem de Língua Inglesa para Fins Específicos, durante o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio Pedro II, situado no Rio de Janeiro. O programa tem como objetivo proporcionar formação em educação profissional e tecnológica aos profissionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), visando tanto a produção de conhecimento como o desenvolvimento de produtos educacionais, por meio da realização de pesquisas que integrem os saberesinerentes ao mundo do trabalho e o conhecimento sistematizado. Desta forma, toda a SD Asas foi construída e aplicada aos alunos do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Brigadeiro Newton Braga (CTENF CBNB), uma instituição pública federal situada na Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. Porém, o intuito da SD Asas é estimular que outros docentes, em diferentes instituições de ensino, que formem técnicos em enfermagem, utilizem suas etapas para confecções de sequências didáticas próprias que se adequem às necessidades de seus discentes. A SD Asas fundamenta-se nos documentos oficiais que abordam o ensino médio técnico, na abordagem da Língua para Fins Específicos (LinFE) e no Letramento Científico (LC) que foram desenvolvidos ao longo da pesquisa. Sendo assim, esta sequência didática construída teve por base a introdução de algumas estratégias de leitura por meio de alguns gêneros textuais em língua inglesa, que foram apontados pelos alunos como relevantes para o curso de ensino médio técnico em enfermagem após a análise de suas necessidades, utilizando a abordagem de língua para fins específicos (LinFE).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Estudo e ensino. 2. Ensino técnico. 3. Enfermagem. 4. Sequência didática. 5. Conhecimento científicopt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA ASASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons