GUIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPonso, Fabio-
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Robson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-25T16:26:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-25T16:26:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherGuia de atividades extracurriculares para os estudantes do ensino médio integrado /pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730739-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional ora apresentado provém de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Intitulado “A orientação educacional e pedagógica voltada para o incentivo à prática de atividades extracurriculares: em busca da formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II/Campus Tijuca II”, o estudo foi inspirado por elementos teóricos – identificados na literatura acadêmico-científica e no Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII – e aspectos empíricos – evidenciados por meio da observação direta da realidade do Campus Tijuca II (CTII). O produto foi aplicado a uma amostra de educadores do Ensino Médio Integrado (EMI) da instituição, que avaliaram seus potenciais impactos através de respostas a um questionário semiaberto. Os dados obtidos foram analisados de modo quanti-qualitativo, através da utilização conjunta de princípios de estatística descritiva básica e do método de análise categorial de conteúdo. Entre os principais resultados da investigação, verificou-se uma sólida percepção de que o produto – ao reunir, de forma inédita e inovadora, as informações básicas e características específicas de todas as atividades extracurriculares (AEs) de pesquisa e extensão do CPII/CTII, num veículo único – se configura como um instrumento de orientação educacional e pedagógica capaz de contribuir para o aprimoramento do processo de divulgação das AEs da instituição e para o empoderamento cognitivo e informacional dos estudantes do EMI, estimulando o incremento quantitativo e qualitativo da participação desse público nas referidas atividades, e, consequentemente, a ampliação de seu acesso ao conhecimentoe sua formação integral, ao encontro do objetivos político-pedagógicos do Colégio Pedro II.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado; atividades extracurriculares; orientação educacional e pedagógica.pt_BR
Título: dc.titleGUIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons