Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ponso, Fabio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Robson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T16:26:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T16:26:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de atividades extracurriculares para os estudantes do ensino médio integrado / | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730739 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional ora apresentado provém de pesquisa realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Colégio Pedro II (CPII), tradicional instituição federal de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Intitulado “A orientação educacional e pedagógica voltada para o incentivo à prática de atividades extracurriculares: em busca da formação integral dos estudantes do Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II/Campus Tijuca II”, o estudo foi inspirado por elementos teóricos – identificados na literatura acadêmico-científica e no Projeto Político Pedagógico Institucional do CPII – e aspectos empíricos – evidenciados por meio da observação direta da realidade do Campus Tijuca II (CTII). O produto foi aplicado a uma amostra de educadores do Ensino Médio Integrado (EMI) da instituição, que avaliaram seus potenciais impactos através de respostas a um questionário semiaberto. Os dados obtidos foram analisados de modo quanti-qualitativo, através da utilização conjunta de princípios de estatística descritiva básica e do método de análise categorial de conteúdo. Entre os principais resultados da investigação, verificou-se uma sólida percepção de que o produto – ao reunir, de forma inédita e inovadora, as informações básicas e características específicas de todas as atividades extracurriculares (AEs) de pesquisa e extensão do CPII/CTII, num veículo único – se configura como um instrumento de orientação educacional e pedagógica capaz de contribuir para o aprimoramento do processo de divulgação das AEs da instituição e para o empoderamento cognitivo e informacional dos estudantes do EMI, estimulando o incremento quantitativo e qualitativo da participação desse público nas referidas atividades, e, consequentemente, a ampliação de seu acesso ao conhecimentoe sua formação integral, ao encontro do objetivos político-pedagógicos do Colégio Pedro II. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado; atividades extracurriculares; orientação educacional e pedagógica. | pt_BR |
Título: dc.title | GUIA DE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
FABIOPONSO2021PRODEDUC.pdf | 9.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730739/2/FABIOPONSO2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons