Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Grande Rio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ilma Gonçalves da Silva, Giselle Faur de Castro Catarino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Eline das Flores Victer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T19:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T19:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-01-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Formação de Professores - CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - Uma Proposta Para a Formação Continuada na Escola: orientações, proposições e reflexões para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O livro nasce do tecer das inquietações que são narradas em tantas conversas com o desejo de compreender que a formação continuada é um fio que exige a costura entrelaçada ao fio da teoria-prática, da reflexão-ação de modo a apresentar que os esforços da costura ou do tecer renderam aos professores, aos alunos e a escola boas práticas para ensinar e aprender de maneira significativa e prazerosa. é um convite para realizar uma formação continuada para refletir, fomentar discussões, estudar para melhorar nossa prática, buscar soluções para complexo espaço que é a sala de aula no contexto do Ensino de Ciências, pois, na escola e na vida do educador, somos convidados a perceber que a formação continuada de professores é espaço de resistência, como nos fala Paulo Freire, “[...] é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo […]”(FREIRE, 1992, p. 32.) Assim, entendemos que a formação continuada de professores é esperançar, é ir atrás de novos saberes, reflexões e conhecimentos para se levantar e não desistir de se reinventar, de produzir novas práticas não mais sozinhos, mas sim de maneira coletiva na concretização efetiva de uma educação de impacto para um mundo justo para todos! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.531 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Curso de Formação de Professores - CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - Uma Proposta Para a Formação Continuada na Escola: orientações, proposições e reflexões para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Formação Continuada de Professores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO EDUCACIONAL_IlmaGonçalves.pdf | Curso de Formação de Professores - CIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - Uma Proposta Para a Formação Continuada na Escola: orientações, proposições e reflexões para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730734/2/PRODUTO EDUCACIONAL_IlmaGonçalves.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons