
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Sacrini, Damásio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T17:29:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T17:29:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-17 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730726 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Saudações! A você, estudante de nível médio, curso profissionalizante, professor formador, regente, tutor presencial e/ou à distância, pedagogo, profissional da educação, gestor, coordenador, diretor educacional, empresário do ramo industrial, público em geral: Este livro foi fruto de um trabalho de conclusão de curso (TCC) de mestrado em engenharia mecânica na Universidade de Taubaté, no final de 2017 e pretende mostrar os aspectos importantes e que devem ser levados em consideração na criação e desenvolvimento de um curso técnico de nível médio. A região do objeto de estudo tem um cenário propício para a criação de curso técnicos na área industrial, uma vez que tem alta concentração de indústrias, principalmente metalúrgicas. Outro aspecto que motivou este trabalho foi a verificação de que a região bragantina tem aproximadamente 300 empresas ligadas à ferramentaria, o que muito contribuiu para a implantação de curso técnico em mecânica em uma escola em Bragança Paulista. A técnica empregada para a coleta de dados foi através de questionários dirigidos e o espaço amostral foi de 67 empresas visitadas pessoalmente, o que demonstra a efetividade e confiança dos dados coletados. A utilização de análise fatorial foi determinante para a verificação e quantificação dos dados, permitindo através desta fascinante ferramenta uma melhor compreensão das variáveis envolvidas. Os estudos e aplicações dos métodos computacionais matemáticos e estatísticos têm se mostrado cada vez mais ferramentas importantes para orientação e tomada de decisões nas organizações e plantas industriais Os gestores, professores e profissionais envolvidos em cursos, principalmente os ligados a área técnica tem, a partir de agora, um arcabouço para reflexão e orientação na criação de cursos técnicos de nível médio. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mecânica | pt_BR |
| Título: dc.title | Fatores de relevância em um curso técnico em mecânica em Bragança Paulista (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: