Ensino de Ciências no Trânsito: Abordagens Múltiplas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Grande Riopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAnderson Lima, Luciano Luz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-25T17:25:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-25T17:25:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-30-
identificador: dc.identifier.otherGuia Didático Interativo: ENSINO DE CIÊNCIAS NO TRÂNSITO: ABORDAGENS MÚLTIPLASpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730725-
Resumo: dc.description.abstractEste produto intitulado “Ensino de Ciências no trânsito: abordagens múltiplas” visa relacionar os conhecimentos científicos, ensinados nas escolas, com a prática vivida e/ou experienciada no trânsito, contribuindo para o despertar do senso ético, da valorização do ambiente e o respeito a vida. Dessa forma, acreditamos que o produto educacional, na forma de um Guia Didático Interativo, possa contribuir para a realização de atividades pedagógicas em torno de três grandes eixos: Educação ambiental, Prevenção e Segurança e Primeiros Socorros. No eixo Educação Ambiental, a discussão incide sobre o uso inadequado do lixo na malha rodoviária, causando acidentes de trânsito, obstruindo a rede de escoamento e causando enchentes, bem como a formação de criadouros do mosquito Aedes aegypti e demais consequências, como as arboviroses. No eixo Prevenção e Segurança, a consciência do uso do cinto de segurança e a sua relação com o princípio da inércia é a abordagem mais explorada, assim como a importância da manutenção periódica dos equipamentos veiculares na preservação a vida e conservação do ambiente. Em relação ao eixo Primeiros Socorros, este guia objetiva dar dicas de treinamentos básicos de reanimação dos batimentos cardíacos e desobstrução e sinalização das rodovias. Ademais, este produto contém vídeos instrucionais e um Quizz que aborda os conceitos básicos de cinemática, além de questões que foram tratadas nos três eixos. Nesse sentido, a ideia é que o professor tenha uma ferramenta digital nas aulas de ciências e que o estudante adquira, em seu celular, informação e entretenimento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.678kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrimeiros socorrospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrevençãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSegurançapt_BR
Título: dc.titleEnsino de Ciências no Trânsito: Abordagens Múltiplaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Ciências na Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiências da Natureza e suas Tecnologiaspt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
PRODUTO EDUCACIONAL_AndersonLima (1).pdfGuia Interativo: ENSINO DE CIÊNCIAS NO TRÂNSITO: ABORDAGENS MÚLTIPLAS2.68 MBAdobe PDF/bitstream/capes/730725/2/PRODUTO EDUCACIONAL_AndersonLima (1).pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons