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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vargas, Liana Sylvestre Linhares Paz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Martins, Aira Suzana Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-25T16:47:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-25T16:47:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Cartilha interativa: Guia básico estágio supervisionado | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730722 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nos Programas de Mestrado Profissional faz-se necessário o desenvolvimento de um Produto Educacional que deverá ser aplicado em sala de aula ou em ambientes de ensino. Dessa forma, o Produto Educacional caracteriza-se por ser resultado de um processo criativo a partir de uma pesquisa científica e visa responder a uma pergunta ou atender a um determinado problema ou a uma necessidade da prática profissional, sendo possível que a sua produção ocorra sob forma artesanal ou como um protótipo. Como resultado da pesquisa intitulada “A prática do estágio curricular a partir da percepção de estudantes e professores do Ensino Médio Integrado”, elaborou-se, como Produto Educacional, uma cartilha de orientação sobre o estágio supervisionado. Esse material caracteriza-se por ter linguagem e forma de divulgação simples. A sua produção ocorreu objetivando identificar as principais questões abordadas pelos atores envolvidos no desenvolvimento do Estágio Supervisionado através da literatura; abordar os problemas identificados na pesquisa bibliográfica e refletir sobre os pontos essenciais da lei de estágio que devem compor a cartilha. A partir da pesquisa realizada, pode-se perceber que os principais pontos que deveriam ser abordados na cartilha referem-se à definição e aos objetivos do estágio, aos agentes envolvidos e aos seus deveres, aos direitos dos estagiários, à carga horária, às atividades extras, às etapas e aos documentos necessários e, ainda, aos pontos importantes da lei. Esses pontos foram identificados, tomando-se por base as necessidades levantadas pelos estudantes e professores em bibliografia especializada sobre o tema. A construção da cartilha ocorreu com o auxílio da plataforma online Canva. Ela está organizada em 7 partes, cada uma possuindo um objetivo específico de divulgação de informações. Pretende-se que este disponíveis nos murais dos campi ou através do site da própria Instituição. Ressalta-se que este PE constitui-se um protótipo daquilo que se almeja difundir no Colégio Pedro II e, consequentemente, aos seus alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Sendo assim, não se tem a pretensão de que seja um objeto prescritivo ou concluído, mas um documento sujeito a alterações elaboradas coletivamente, no qual estejam presentes as informações e dúvidas que surgem no dia a dia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cartilha; Produto Educacional; Estágio Supervisionado; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica. | pt_BR |
Título: dc.title | Cartilha: Orientação Estágio Supervisionado | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado ProfEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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LIANAVARGAS2022PRODEDUC.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730722/2/LIANAVARGAS2022PRODEDUC.pdfDownload |
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