Cartilha: Orientação Estágio Supervisionado

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Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorVargas, Liana Sylvestre Linhares Paz-
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Aira Suzana Ribeiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-25T16:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-25T16:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherCartilha interativa: Guia básico estágio supervisionadopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730722-
Resumo: dc.description.abstractNos Programas de Mestrado Profissional faz-se necessário o desenvolvimento de um Produto Educacional que deverá ser aplicado em sala de aula ou em ambientes de ensino. Dessa forma, o Produto Educacional caracteriza-se por ser resultado de um processo criativo a partir de uma pesquisa científica e visa responder a uma pergunta ou atender a um determinado problema ou a uma necessidade da prática profissional, sendo possível que a sua produção ocorra sob forma artesanal ou como um protótipo. Como resultado da pesquisa intitulada “A prática do estágio curricular a partir da percepção de estudantes e professores do Ensino Médio Integrado”, elaborou-se, como Produto Educacional, uma cartilha de orientação sobre o estágio supervisionado. Esse material caracteriza-se por ter linguagem e forma de divulgação simples. A sua produção ocorreu objetivando identificar as principais questões abordadas pelos atores envolvidos no desenvolvimento do Estágio Supervisionado através da literatura; abordar os problemas identificados na pesquisa bibliográfica e refletir sobre os pontos essenciais da lei de estágio que devem compor a cartilha. A partir da pesquisa realizada, pode-se perceber que os principais pontos que deveriam ser abordados na cartilha referem-se à definição e aos objetivos do estágio, aos agentes envolvidos e aos seus deveres, aos direitos dos estagiários, à carga horária, às atividades extras, às etapas e aos documentos necessários e, ainda, aos pontos importantes da lei. Esses pontos foram identificados, tomando-se por base as necessidades levantadas pelos estudantes e professores em bibliografia especializada sobre o tema. A construção da cartilha ocorreu com o auxílio da plataforma online Canva. Ela está organizada em 7 partes, cada uma possuindo um objetivo específico de divulgação de informações. Pretende-se que este disponíveis nos murais dos campi ou através do site da própria Instituição. Ressalta-se que este PE constitui-se um protótipo daquilo que se almeja difundir no Colégio Pedro II e, consequentemente, aos seus alunos do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica. Sendo assim, não se tem a pretensão de que seja um objeto prescritivo ou concluído, mas um documento sujeito a alterações elaboradas coletivamente, no qual estejam presentes as informações e dúvidas que surgem no dia a dia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCartilha; Produto Educacional; Estágio Supervisionado; Ensino Médio Integrado; Educação Profissional e Tecnológica.pt_BR
Título: dc.titleCartilha: Orientação Estágio Supervisionadopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado ProfEPTpt_BR
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