FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EPT NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: "DÁ PRA FAZER": Sequência Didática para a disciplina optativa Fundamentos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-
Autor(es): dc.contributor.authorda Silva, Ribeiro, Giann Menedes José Fabiano Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-24T19:08:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-24T19:08:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacional - José Fabiano P. da Silva - Turma 2021 - Versão FINAL-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730637-
Resumo: dc.description.abstractDe acordo com Garcia (2014), a expressão Sequência Didática (SD) teve origem nas reformas educacionais ocorridasna França durante a segunda metadeda década de 1980, e referia-se aum conjuntode atividades,de “oficinasdeaprendizagem”direcionadasparaoensinodeconhecimentosdiversos. Com o passar dos anos, ainda conforme a referida professora, essa proposta teórico-metodológica de ensino em sentido amplo, foi modificada por pesquisadores suíços das áreas de Linguística, Psicologia e Filosofia da Universidade de Genebra – Escola de Genebra – que a adaptaram para a área da linguagem, mais especificamenteparaotrabalhosistemáticodoensinoda escritade gêneros textuais, fazendocom que aorigem da SD estejaatreladaaoensinodelíngua materna. Apesardesuagênese,oreferidoconjuntodeatividadespode seraplicadoem quaisqueroutrasáreasdoconhecimento. Já em nossopaís, segundo Oliveira e Simões (2020), a introduçãodas SD ocorreunos anos 90 atravésde estudos desenvolvidos por pesquisadores da Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL), em São Paulo,na PUC. A promulgação dos PCN de Língua Portuguesa em 1998, propiciou que tais estudos adquirissem maior legitimidade e relevância no interior do meio acadêmico, mediante a utilização de atividades voltadas para o trabalhocom os gênerostextuaispresentesno PNLD (OLIVEIRA; SIMÕES, 2020,p. 8). As Sequências Didáticas fazem parte do bloco de produções técnicas/tecnológicas e/ou de processos ou produtos educacionais sugeridos no Documento de Área da CAPES e exigidos nos cursos de Mestrado Profissional, e que devem ser aplicados “em condições reais de sala de aula [...], em formato artesanal ou em protótipo”(BRASIL, 2019,p. 15). Conforme sugerem os termos que compõem sua definição, uma SD se constitui como um conjunto, uma reunião de atividades sequenciais relacionadas ao ensino de um determinado conteúdo. Uma de suas principais características deve ser a diversificação temática e, sobretudo, metodológica, a fim de que, considerando a heterogeneidade do perfil discente, que costuma marcar nossas salas de aulas, possibilite ampla participação dosestudantesnoprocessoensino-aprendizagem. Nas palavras de Araújo (2013), uma SD corresponde à forma como o docente sistematiza, estrutura suas atividades de ensino a partir de unidades temáticas previamente concebidas, bem como aos requeridos procedimentos metodológicosparadesenvolvê-las. A P R E S E N T A Ç Ã O 1 Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly e Michèle Noverraz são alguns dos nomes mais conhecidos e citados, haja vista que ajudaram a difundir a expressão no Brasil. 1 6 Tal definição recebe influência do conceito cânone apresentado pelos pesquisadores da Escola de Genebra, que ao se referirem à SD enquanto conduta (“procedimento”), a definem como “[...] um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textualoralouescrito”(DOLZ; NOVERRAZ; SHCNEUWLY, 2004,p. 95). Uma SD equipara-se, de certo modo, a um Plano de Aula clássico, na medida em que este permite desenhar, planejar e implementar uma aula. Entretanto, vai além deste; a princípio, em função de sua diversificação; e depois a partir da constatação de que, normalmente, a SD é concebida para ser desenvolvida ao longo de um período maior. Note-seque as concepções acima congregam-se em torno de procedimentos e ações, porquanto das escolhas e estratégias metodológicas. Percepção que aponta para a Dimensão Pragmática (AREA MOREIRA apud FREITAS, 2021), queserefereao modoeàfinalidadedeuma SD;bem comoparaoEixo Pedagógicoapresentadopor Kaplún (2003, p. 54 ), que é sintetizado como sendo aquele que exibe o percurso a ser trilhado, osindivíduosconvidadoseolugarocupadoporelesantesdeiniciaracaminhada. Enquanto proposta teórico-metodológica de ensino – desta feita, também didático-pedagógica – a SD possibilita, ao docente, o desenvolvimento de múltiplas e variadas atividades; quanto aos discentes,permite a atribuiçãode tarefasdiversificadas, instigando-lhes ànovas aprendizagens e, sobretudo, estimulando apredisposição e odesenvolvimentodehabilidades ligadas à autonomia, a um aprenderaaprendersérioe,devidamenteorientado. Para isso, é imprescindível que o professor, indivíduo responsável pelo percurso rumo à construção de novos conhecimentos, ao conduzir seus convidados, os alunos, possa utilizar diferentes estratégias metodológicas, desde as clássicas até as mais inovadoras e/ou modernas, como por exemplo: aulas expositivas-dialogadas, rodas de conversas, júris simulados, leituras, escrita de resumos e resenhas, audiência/exibição de filmes e de vídeos, leituras dirigidas, elaboração deperguntas/questões, resolução dequestionários,produção de vídeos e depodcasts, apresentaçãode seminários..., com o intuitode auxiliar,de facilitar oprocessode assimilaçãodos conteúdosestudados. 7 A Sequência Didática FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EPT NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: "DÁ PRA FAZER", é um Produto Educacional vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no âmbito da Instituição Associada Campus Mossoró, do IFRN. Foi concebida, a partir da identificação nos PPC das licenciaturas em Informática e em Química do IFRN, da disciplina optativa Fundamentos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica (FEPTT), como alternativa para tentar mitigar o problema da ausência de discussão da EPT na formação inicial nas referidas licenciaturas no Campus Ipanguaçu, desse mesmoinstituto. Constitui-sede 22 Unidades Didáticas (UD)eapresentaas seguintes seções: 1)TÍTULO; 2) VISÃO GERAL; 3) OBJETIVO(S); 4) METODOLOGIA; 5) RECURSOS; 6) ESTRATÉGIAS e 7) PARA SABER MAIS!. Dependendo do(s) objetivo(s) e da(s) estratégia(s) metodológica(s), apresentaaindaaseçãoTEXTOS DE REFERÊNCIA. Esta SD pretende trabalhar as Bases Científico-Tecnológicas indicadas nos PPC dos cursos de formação de professores já mencionados; nela nomeadas de Eixos Temáticos, quais sejam: Fundamentos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica; Ensino Médio Integrado: concepções,currículo e metodologias; Formação do Professor e Docência com enfoque nos saberes pedagógicos para a atuação na EPT; Legislação e políticas públicas para a EPT no Brasil; e FinanciamentosdaEducação Profissional. Sugerimos que, consoante indica Rizzatti et al. (2020, p. 2), caso seja utilizada, à presente SD seja aplicado o “Método5R” (Reusar, Revisar, Remixar, Redistribuir e Reter), ou seja, que cada docente faça as devidas adaptações de acordo com as necessidades dos diferentes sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem que conduz, a fim de devolver, num continum, à sociedade,novos ProdutosEducacionais. 2 Suprimosoenunciado“eotrabalhocomoprincípioeducativo”com ointuitode melhor harmonizarosconteúdoscom osobjetivos,otemaeotítulo dapesquisa. FatoquenãoimpedequearelaçãopropostanaEmentaenoitem 1das “Bases Científico-Tecnológicas”dos PPC das licenciaturasem Informáticaeem Química, sejaplenamenteconsiderada. 2 8 Fazer apresentação pessoal e da disciplina a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) Superiores de Licenciatura em Informática e em Química, linkando-a ao Projeto de Pesquisa. Levantar informações iniciais básicas acer-
Tamanho: dc.format.extent5,91MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectFundamentos Teóricos-
Palavras-chave: dc.subjectFormação Inicial Docente-
Título: dc.titleFUNDAMENTOS TEÓRICOS DA EPT NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: "DÁ PRA FAZER": Sequência Didática para a disciplina optativa Fundamentos da Educação Profissional Técnica e Tecnológica-
Tipo de arquivo: dc.typeimagem-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.coursePrograma de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica,-
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