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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | COLÉGIO PEDRO II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, ÈRICA DE SOUZA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LIMA, ROGÉRIO MENDES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-24T17:55:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-24T17:55:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conexão conhecimento e realidade: guia para a elaboração coletiva de mapas mentais na prática pedagógica integradora | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730617 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 prevê que a educação escolar tenha como objetivos a formação integral dos indivíduos e seu pleno desenvolvimento. Entretanto, até os dias de hoje são percebidas diferentes iniciativas nas políticas públicas e nas propostas curriculares para o ensino médio, que evidenciam a predominância de uma educação utilitária que contradiz a proposta de formação integral dos estudantes, principalmente no que se refere ao seu potencial crítico. Nesse cenário, um dos grandes desafios está relacionado à educação profissionalizante que precisa realizar simultaneamente, a formação profissional e a formação para a cidadania, podendo ou não oportunizar uma formação integral, a depender das propostas pedagógicas curriculares em que está pautada e das tensões que envolvem sua efetivação. Por conta disso, o problema de pesquisa que orienta esse estudo está centrado em analisar as possibilidades de contribuição das propostas pedagógicas curriculares do Ensino Médio Integrado para a formação integral dos estudantes. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar se as propostas pedagógicas e curriculares implementadas no curso de Técnico em Instrumento Musical, no Colégio Pedro II, criam condições para o desenvolvimento da formação humana integral dos estudantes. Foram objetivos específicos da pesquisa: verificar e analisar a legislação vigente para o ensino médio integrado e suas proposições para a formação integral do aluno; investigar de que modo o currículo e as práticas docentes procuram contribuir com a formação integral dos estudantes; identificar as possibilidades e limites da ação docente no processo da formação integral dos estudantes; analisar em parceria com os docentes do curso, as possibilidades da formação integral dos estudantes e criar e disponibilizar um guia com estratégias para a construção de mapas mentais que articulem diferentes elementos da formação integral do sujeito. As perspectivas teóricas que orientaram esse estudo foram a pedagogia de Paulo Freire e a proposta da escola unitária de Gramsci e suas proposições de formação autônoma e crítica dos estudantes. A pesquisa teve como participantes os professores que atuam no curso de Técnico em Instrumento Musical, no Colégio Pedro II e foi realizada no Campus Realengo II. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em questionários e entrevistas realizadas com professores e a metodologia de análise dos dados teve por base elementos da análise crítica do discurso. Como resultado da pesquisa espera-se que os docentes envolvidos no projeto possam refletir sobre suas práticas e as possibilidades de articulação entre as diferentes dimensões da formação discente. O produto educacional elaborado, buscando trazer alternativas para as percepções obtidas a partir desse estudo, é um guia para a construção de mapas mentais que articulem conhecimento teórico e experiência social de modo a contribuir para a formação crítica dos estudantes. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | : formação integral; ensino médio integrado; práticas pedagógicas; currículo; mapas mentais | pt_BR |
Título: dc.title | Conexão conhecimento e realidade: guia para a elaboração coletiva de mapas mentais na prática pedagógica integradora | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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ÉRICAMACHADO2022PRODEDUC.pdf | 16.4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730617/2/ÉRICAMACHADO2022PRODEDUC.pdfDownload |
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