Conexão conhecimento e realidade: guia para a elaboração coletiva de mapas mentais na prática pedagógica integradora

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCOLÉGIO PEDRO IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, ÈRICA DE SOUZA-
Autor(es): dc.contributor.authorLIMA, ROGÉRIO MENDES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-24T17:55:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-24T17:55:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherConexão conhecimento e realidade: guia para a elaboração coletiva de mapas mentais na prática pedagógica integradorapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730617-
Resumo: dc.description.abstractA Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 prevê que a educação escolar tenha como objetivos a formação integral dos indivíduos e seu pleno desenvolvimento. Entretanto, até os dias de hoje são percebidas diferentes iniciativas nas políticas públicas e nas propostas curriculares para o ensino médio, que evidenciam a predominância de uma educação utilitária que contradiz a proposta de formação integral dos estudantes, principalmente no que se refere ao seu potencial crítico. Nesse cenário, um dos grandes desafios está relacionado à educação profissionalizante que precisa realizar simultaneamente, a formação profissional e a formação para a cidadania, podendo ou não oportunizar uma formação integral, a depender das propostas pedagógicas curriculares em que está pautada e das tensões que envolvem sua efetivação. Por conta disso, o problema de pesquisa que orienta esse estudo está centrado em analisar as possibilidades de contribuição das propostas pedagógicas curriculares do Ensino Médio Integrado para a formação integral dos estudantes. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar se as propostas pedagógicas e curriculares implementadas no curso de Técnico em Instrumento Musical, no Colégio Pedro II, criam condições para o desenvolvimento da formação humana integral dos estudantes. Foram objetivos específicos da pesquisa: verificar e analisar a legislação vigente para o ensino médio integrado e suas proposições para a formação integral do aluno; investigar de que modo o currículo e as práticas docentes procuram contribuir com a formação integral dos estudantes; identificar as possibilidades e limites da ação docente no processo da formação integral dos estudantes; analisar em parceria com os docentes do curso, as possibilidades da formação integral dos estudantes e criar e disponibilizar um guia com estratégias para a construção de mapas mentais que articulem diferentes elementos da formação integral do sujeito. As perspectivas teóricas que orientaram esse estudo foram a pedagogia de Paulo Freire e a proposta da escola unitária de Gramsci e suas proposições de formação autônoma e crítica dos estudantes. A pesquisa teve como participantes os professores que atuam no curso de Técnico em Instrumento Musical, no Colégio Pedro II e foi realizada no Campus Realengo II. Os instrumentos de coleta de dados consistiram em questionários e entrevistas realizadas com professores e a metodologia de análise dos dados teve por base elementos da análise crítica do discurso. Como resultado da pesquisa espera-se que os docentes envolvidos no projeto possam refletir sobre suas práticas e as possibilidades de articulação entre as diferentes dimensões da formação discente. O produto educacional elaborado, buscando trazer alternativas para as percepções obtidas a partir desse estudo, é um guia para a construção de mapas mentais que articulem conhecimento teórico e experiência social de modo a contribuir para a formação crítica dos estudantes.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject: formação integral; ensino médio integrado; práticas pedagógicas; currículo; mapas mentaispt_BR
Título: dc.titleConexão conhecimento e realidade: guia para a elaboração coletiva de mapas mentais na prática pedagógica integradorapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons