Metodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências (Atena Editora)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorJúnior, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães-
Autor(es): dc.contributor.authorBatista, Michel Corci-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-23T17:28:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-23T17:28:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-26-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730462-
Resumo: dc.description.abstractEste livro destina-se, essencialmente, a alunos de graduação e pós- graduação em ensino ou educação científica, que estão em fase de escrita de monografias, dissertações ou teses. É um convite para uma reflexão metodológica acerca do trabalho que estão escrevendo. Tal iniciativa é um esforço coletivo do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá, a fim de produzir um material que os pós-graduandos possam consultar durante sua estada no curso. Esse projeto conta com a participação de professores e alunos do programa, de egressos do curso de doutorado e de professores especialistas vinculados a outras instituições. Escrever sobre metodologia de pesquisa é um tanto quanto complicado ,pois são muitas as possibilidades de procedimentos que se pode adotar em uma pesquisa, muitas formas de se constituir seu corpus e de analisá-lo. Por esse motivo, optamos por um recorte, escolhendo algumas abordagens e procedimentos de pesquisa, algumas técnicas e instrumentos para a constituição dos dados e, por fim, alguns encaminhamentos para análise do material coletado. Esse recorte foi feito com base na estrutura dos trabalhos concluídos no programa ao longo dos seus mais de quinze anos de existência. Assim, na primeira seção, apresentamos três possibilidades para a natureza da pesquisa: a qualitativa, a quantitativa e a mista. Em outras obras você, leitor, poderá encontrar outra nomenclatura para as mesmas definições que aqui apresentamos. Já na segunda seção, apresentamos algumas abordagens de pesquisa. É importante que neste momento fiquem claras algumas de nossas escolhas. Entendemos que tanto a fenomenologia quanto a análise do discurso podem se constituir como uma abordagem e não apenas como um referencial para a análise de dados, como comumente aparece em outros materiais. Tal entendimento se deu após diálogos com especialistas nessas respectivas áreas: na fenomenologia, com o professor doutor Marcos Cesar Danhoni Neves e na análise do discurso, com a professora doutora Maria José Pereira Monteiro de Almeida, os quais há décadas dedicam-se a tais referenciais. Na terceira seção, trazemos algumas técnicas e instrumentos para a constituição dos dados da pesquisa. Entendemos que existe uma diferença entre técnica e instrumento. Como um exemplo para facilitar o entendimento, podemos classificar uma entrevista como a técnica utilizada pelo pesquisadorpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiênciaspt_BR
Título: dc.titleMetodologia da pesquisa em educação e ensino de ciências (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais