Sistema de Numeração Romano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Unigala-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Gabriella Vitória Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Alisson Vanderlei-
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Marya Eduarda Guimarães do-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-23T15:28:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-23T15:28:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-23-
identificador: dc.identifier.otherRomano-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730459-
Resumo: dc.description.abstractMatemática e história, para muitos, não se misturam. Talvez, seja pela falta de conhecimento histórico da origem da humanidade. Assim, as relações de constituição das civilizações não são pautadas no vazio, mas na compreensão que cada uma delas tiveram em atender às demandas que permeavam suas existências. Nesse sentido, sistemas numéricos foram constituídos e, assim, possibilitaram o desenvolvimento de povos que perceberam a necessidade da quantificação e das medidas. Deste modo, esta obra busca, de forma leve e curiosa, despertar a vontade de conhecermos o sistema numérico dos Romanos, produzindo possibilidades de sentido e uma visão humanística para a matemática. O conhecimento da origem e as funcionalidades desse sistema numérico, a partir desta obra, contribui para um não apagamento epistêmico de culturas e sociedades que possibilitaram a matemática que temos no presente. É sempre importante afirmar que conhecer a história das civilizações é fator essencial para compreendermos a nossa história, pois o presente é uma construção de conhecimento(s) de tantos outros seres do passado. Com este livro - Sistema de Numeração Romano - professoras(es), crianças, adolescentes e adultos podem aprender, em quadrinhos, a origem e curiosidades desse sistema numérico. Num formato que desperta a leitura e, essencialmente, o conhecimento. Os autores e autoras são estudantes do curso Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências e Tecnologia Prof. Dirson Marciel de Barros, localizada em GoianaPE, que a partir da disciplina Matemática Elementar, ministrada pelo professor Dr. Anderson Rodrigues, motivaram-se e tiveram a sensibilidade e o compromisso de contribuir para o que afirma D’Ambrosio (2009, p. 29-30)1 : “a história da matemática é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticasforam criadas, desenvolvidas e utilizadas num contexto específico de sua época”. Reforço que passado e presente estão em uma linha tênue no que se refere à matemática e sua história neste livro.-
Tamanho: dc.format.extent3732-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura Infantojuvenil-
Palavras-chave: dc.subjectSistema de Numeração Romano-
Título: dc.titleSistema de Numeração Romano-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacional-
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
Romano.pdf3.73 MBAdobe PDF/bitstream/capes/730459/4/Romano.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons