Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Unigala | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Jaqueline Lucindo da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Eduarda Campos Dias | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Leomax Arruda da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-23T15:24:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-23T15:24:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Indo-Arábico | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730457 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Matemática e história, para muitos, não se misturam. Talvez, seja pela falta de conhecimento histórico da origem da humanidade. Assim, as relações de constituição das civilizações não são pautadas no vazio, mas na compreensão que cada uma delas tiveram em atender às demandas que permeavam suas existências. Nesse sentido, sistemas numéricos foram constituídos e, assim, possibilitaram o desenvolvimento de povos que perceberam a necessidade da quantificação e das medidas. Deste modo, esta obra busca, de forma leve e curiosa, despertar a vontade de conhecermos o sistema numérico Indo-Arábico, produzindo possibilidades de sentido e uma visão humanística para a matemática. O conhecimento da origem e as funcionalidades desse sistema numérico, a partir desta obra, contribui para um não apagamento epistêmico de culturas e sociedades que possibilitaram a matemática que temos no presente. É sempre importante afirmar que conhecer a história das civilizações é fator essencial para compreendermos a nossa história, pois o presente é uma construção de conhecimento(s) de tantos outros seres do passado. Com este livro - Sistema de Numeração Indo-Arábico - professoras(es), crianças, adolescentes e adultos podem aprender, em quadrinhos, a origem e curiosidades desse sistema numérico. Num formato que desperta a leitura e, essencialmente, o conhecimento. Os autores e autoras são estudantes do curso Bacharelado em Administração da Faculdade de Ciências e Tecnologia Prof. Dirson Marciel de Barros, localizada em Goiana-PE, que a partir da disciplina Matemática Elementar, ministrada pelo professor Dr. Anderson Rodrigues, motivaram-se e tiveram a sensibilidade e o compromisso de contribuir para o que afirma D’Ambrosio (2009, p. 29-30)1 : “a história da matemática é um elemento fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas num contexto específico de sua época”. Reforço que passado e presente estão em uma linha tênue no que se refere à matemática e sua história neste livro. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5577 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura Infantojuvenil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema de Numeração Indo-Arábico | pt_BR |
Título: dc.title | Sistema de Numeração Indo-Arábico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Indo-Arábico.pdf | 5,58 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730457/2/Indo-Arábico.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons