AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PEJA: EXPECTATIVA X REALIDADE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMendes, Eliane Simões-
Autor(es): dc.contributor.authorFernandes, Andrea da Paixão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-23T18:02:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-23T18:02:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://youtu.be/3sUNDfFYatU-
identificador: dc.identifier.otherhttps://youtu.be/3sUNDfFYatUpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730445-
Resumo: dc.description.abstractO presente vídeo é o produto educacional e parte integrante da pesquisa de Mestrado em Ensino de Educação Básica intitulada “Um olhar dos estudantes sobre as aulas de Educação Física no Programa de Educação de Jovens e Adultos: Expectativa X Realidade”, orientada pela Professora Andrea da Paixão Fernandes. A pesquisa interligou autores de três campos de estudo: Educação de Jovens e Adultos, mais especificamente, o Programa de Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura do Rio de Janeiro (PEJA), memórias e educação física. Também foi realizada uma pesquisa de campo com os estudantes de uma escola do PEJA através da utilização de um questionário e em seguida, um grupo focal com oito dos participantes. A pesquisa de campo foi organizada em quatro blocos: perfil dos estudantes entrevistados, memórias da escola anterior, as expectativas sobre a implantação da disciplina e os relatos sobre as aulas no período da pandemia pelo COVID19. Os dados obtidos e analisados durante a pesquisa serviram de base, juntamente com o estudo bibliográfico, para a construção do curta “Aulas de Educação Física no PEJA: expectativa x realidade ”, onde foi utilizado um dos blocos da pesquisa. O vídeo foi concebido a partir dos relatos dos estudantes sobre suas expectativas em relação à implantação da disciplina de Educação Física no PEJA em 2019 e se constitui por imagens do grupo focal, intercalado com respostas fornecidas no questionário individual. A obra tem a finalidade de suscitar reflexões sobre o ensinar e aprender, levando a uma reflexão sobre a prática docente, sendo assim, foi produzido para ser dinâmico e curto, com um total de 8 minutos e vinte segundos. O vídeo tem a direção, roteiro, pesquisa, edição e captação de imagens da Mestranda Eliane Simões Mendes. O argumento é da Mestranda Eliane Simões Mendes e da Profa Dra Andrea da Paixão Fernandes. O curta está disponibilizado gratuitamente em canal do YouTube de forma a facilitar o acesso e alcançar um grupo maior de interessados, através do link https://youtu.be/3sUNDfFYatUpt_BR
Tamanho: dc.format.extent8 min 21segpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeVÍDEOpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMEMÓRIASpt_BR
Título: dc.titleAULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PEJA: EXPECTATIVA X REALIDADEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typevídeopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONALpt_BR
Aparece nas coleções:Vídeos

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons