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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Ezequiel Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:07:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T14:07:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-12 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730297 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As relações entre o conhecimento artístico ou estético e o conhecimento científico sempre existiram, do ponto de vista das produções simbólicas do homem. Já haviam, antes da criação de um método científico, surgido de uma visão racionalista e empirista, os modos de conhecimento se pautavam em explicações que acalentavam as inquietações humanas, a exemplo temos o conhecimento mítico, o filosófico e o artístico. O mítico, que beira o religioso se baseava principalmente em explicações exteriores e anteriores à construção do homem, mas se baseando nos aspectos mais intrigantes do imaginário humano e se perfazendo em torno da construção própria do destino. O filosófico partia, em parte da observação e do questionamento sempre presente sobre as atitudes e emoções humanas. E, por fim, o artístico, sendo influenciado por ambos os anteriores, representava numa espécie de mimese o que era colhido nas entranhas humanas. Nesse aspecto, o vínculo entre os três modos de conhecer era responsável pela evolução de cada um, onde o constante diálogo e interação entre eles inspiravam constantemente um ao outro. Surge então, pelas guinadas da lógica e na evolução do racionalismo, o estabelecimento do método científico pautado na experimentação e delimitação precisa dos caminhos para a aquisição do conhecimento. Onde havia um espaço aberto à colaboração, se restringe às premissas de um seleto grupo que por algum tempo definem o que pode ser considerado científico ou não. No entanto, essas barreiras entre o científico e o artístico estão novamente mescladas e as discussões sobre o fazer científico num viés artístico se encontram cada vez mais presentes na atualidade. Pensando nisso, a coletânea Arte e Cultura: Desenvolvimento intelectual e cognitivo, em seu segundo volume, reúne sete artigos que abordam algumas pesquisas envolvendo a interseção entre arte e cultura. Uma boa leitura! | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte | pt_BR |
Título: dc.title | Arte e cultura: Desenvolvimento intelectual e cognitivo 2 (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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arte-e-cultura-desenvolvimento-intelectual-e-cognitivo-2.pdf | 10,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/730297/1/arte-e-cultura-desenvolvimento-intelectual-e-cognitivo-2.pdfDownload |
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