Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, MARCOS PAULO TAVARES DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, ALEX JORDANE DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-22T01:06:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-22T01:06:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_MARCOS PAULO TAVARES DA SILVA_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730277 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Apresentamos aqui uma proposta de curso de formação continuada, que foi produzida a partir do curso de extensão “Pensamento Computacional Para Professores de Matemática: Ferramentas de Programação em Bloco”, e contém as etapas do curso sistematizados de acordo com os caminhos percorridos durante todo processo formativo, o curso faz parte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), de título “Pensamento Computacional na Formação Continuada de Professores de Matemática: Sob a Perspectiva Histórico-cultural” (TAVARES, 2022), que foi desenvolvida no primeiro semestre de 2022, e foi ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (SEME)-ES, com a contribuição do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM). O objetivo é contribuir para as práticas pedagógicas e a formação de professores de matemática das séries finais do ensino fundamental, e de quem mais possa interessar. Na formação foram utilizados ambientes educativos baseados no referencial teórico da Teoria Histórico- Cultural (THC), da Teoria da Atividade (TA), da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e nos preceitos do desenvolvimento do Pensamento Computacional relacionado a Matemática. Uma vez que o Pensamento Computacional consta nos textos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acreditamos na relevância do seu desenvolvimento nas aulas de matemática de forma contínua e diversificada. Almejamos que esta proposta de curso impulsione o leitor a vislumbrar a importância, de práticas que procurem levar o professor a criar novos motivos, de descobrir a utilidade de ações de estudo, da elaboração de tarefas através da produção coletiva, e da organização intencional do ensino. O ponto de vista formativo, como já mencionado, é de um processo e não de um manual com procedimentos prontos ou receitas a serem seguidas, visto que o produto educacional aqui gerado é o processo de formação dos professores. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 13,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores. Pensamento Computacional. Teoria da atividade. Atividade Orientadora de Ensino. Matemática | pt_BR |
Título: dc.title | PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons