PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, MARCOS PAULO TAVARES DA-
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, ALEX JORDANE DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-22T01:06:05Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-22T01:06:05Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL DE MESTRADO_MARCOS PAULO TAVARES DA SILVA_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730277-
Resumo: dc.description.abstractApresentamos aqui uma proposta de curso de formação continuada, que foi produzida a partir do curso de extensão “Pensamento Computacional Para Professores de Matemática: Ferramentas de Programação em Bloco”, e contém as etapas do curso sistematizados de acordo com os caminhos percorridos durante todo processo formativo, o curso faz parte da pesquisa de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), de título “Pensamento Computacional na Formação Continuada de Professores de Matemática: Sob a Perspectiva Histórico-cultural” (TAVARES, 2022), que foi desenvolvida no primeiro semestre de 2022, e foi ofertado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica (SEME)-ES, com a contribuição do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas em Matemática (GRUPEM). O objetivo é contribuir para as práticas pedagógicas e a formação de professores de matemática das séries finais do ensino fundamental, e de quem mais possa interessar. Na formação foram utilizados ambientes educativos baseados no referencial teórico da Teoria Histórico- Cultural (THC), da Teoria da Atividade (TA), da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e nos preceitos do desenvolvimento do Pensamento Computacional relacionado a Matemática. Uma vez que o Pensamento Computacional consta nos textos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acreditamos na relevância do seu desenvolvimento nas aulas de matemática de forma contínua e diversificada. Almejamos que esta proposta de curso impulsione o leitor a vislumbrar a importância, de práticas que procurem levar o professor a criar novos motivos, de descobrir a utilidade de ações de estudo, da elaboração de tarefas através da produção coletiva, e da organização intencional do ensino. O ponto de vista formativo, como já mencionado, é de um processo e não de um manual com procedimentos prontos ou receitas a serem seguidas, visto que o produto educacional aqui gerado é o processo de formação dos professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent13,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores. Pensamento Computacional. Teoria da atividade. Atividade Orientadora de Ensino. Matemáticapt_BR
Título: dc.titlePENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: FERRAMENTAS DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
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