Circuito quilombola Carrapatos da Tabatinga e Quenta Sol/MG: proposta para um Ensino de História decolonial

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Sandra Maisa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T19:08:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T19:08:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.otherCircuito quilombola Carrapatos da Tabatinga e Quenta Sol/MG: proposta para um Ensino de História decolonialpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/730138-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de apresentar as práticas de resistência e (re)existência das comunidades remanescentes de quilombos de Bom Despacho/MG, através da proposição de um Circuito ‘outro’; como estratégia para a construção de um Ensino de História decolonial. Problematizando a historiografia local que aborda os quilombos através de uma narrativa colonialista e a participação do município na rota turística Circuito Verde - Trilha dos Bandeirantes, pretendeu-se não apenas compreender como tem sido concebida a história dos quilombos, mas também registrar e construir “outras” narrativas sobre esses quilombos e as lutas das comunidades Carrapatos da Tabatinga e Quenta Sol, considerando a perspectiva dos próprios remanescentes de quilombos, como proposta para um Ensino de História local na perspectiva decolonial. O paradigma da decolonialidade articulase com uma problematização sobre o Ensino de História local, relacionada à temática dos quilombos de uma forma não eurocêntrica; através da luta política das comunidades quilombolas frente à(s) colonialidade(s) presente(s) em seus territórios. Com abordagem qualitativa, este trabalho constituise de pesquisa bibliográfica e documental da representação dos quilombos nas narrativas historiográficas de Bom Despacho – MG; e das narrativas de Sebastiana Geralda Ribeiro, matriarca da comunidade quilombola Carrapatos da Tabatinga, presentes em obras acadêmicas. Em seguida a metodologia das rodas de conversa, “técnica de pesquisa inserida na perspectiva metodológica da História Oral” é utilizada na produção de narrativas da comunidade quilombola Quenta Sol. A proposta da pesquisa e o produto desenvolvido pretendem contribuir para o Ensino de História e uma educação para as relações étnico-raciais: possibilitando o desenvolvimento de novas práticas e metodologias, relacionadas à História Local e à História e Cultura Afro-brasileira, presentes nas comunidades quilombolas; reafirmando através da luta de resistência e (re)existência dessas comunidades; sua trajetória e seu lugar de sujeito político e protagonista da História vivida e narradapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e identidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços de memóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuilombospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDecolonialidade(s)pt_BR
Título: dc.titleCircuito quilombola Carrapatos da Tabatinga e Quenta Sol/MG: proposta para um Ensino de História decolonialpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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