
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | SOARES, RAIMUNDA LUCENA MELO | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T12:20:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T12:20:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-04 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729999 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este livro reúne textos produzidos por graduandas em pedagogia, mestrandas em educação e professoras do ensino fundamental e superior, integrantes do grupo de pesquisa em Filosofia, Ética e Educação - GPFEE da Universidade Federal do Pará - UFPA. Os textos constitutivos dos capítulos resultam dos esforços cognoscentes de suas autoras que se debruçam sobre suas respectivas curiosidades epistêmicas, no exercício de suas capacidades de inquirir o contexto histórico, educacional, bem como exercitam suas sensibilidade e criticidade, cuja finalidade é reorientar a sua própria ação no e com o mundo. São inquietações que as conduzem a querer saber mais e melhor sobre questões relativas à educação e seu processo formativo. No primeiro capítulo Raimunda Lucena Melo Soares assume uma concepção que entende a educação como processo, ação que se desenvolve dentro e a partir das condições sociais e históricas, que são as próprias condições da existência humana. Com o objetivo de compreender as contradições que movimentam a educação. Apresenta os conceitos de necessidade e contingência na composição das lógicas social e educacional, bem como possibilidade de compreender melhor as contradições constitutivas dessas lógicas. Em suas conclusões a autora observa que as lógicas social e educacional estão inevitavelmente ligadas, e tratar da educação significa atentar para essas relações. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação e formação em meio a questões pedagógicas estéticas, éticas e curriculares (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: