Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, KENIA LUIZA RABELO DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, MÁRCIA GONÇALVES DE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ANDRADE, MARIELLA BERGER | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T09:09:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T09:09:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_KENIA LUIZ RABELO DE OLIVEIRA_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Atualmente, kits de robótica têm se destacado como recurso pedagógico onde crianças e jovens são desafiados a pensarem de forma lógica para montagem e programação de robôs a fim de solucionar problemas da vida cotidiana. Por certo, a solução desses problemas precisam ser pensados coletivamente, favorecendo o envolvimento de todos no processo, tanto da complexidade da montagem física do robô quanto a competência e habilidade de contribuir com uma solução que favoreça o mundo que o cerca. Dessa forma, ações pedagógicas inovadoras como o uso da robótica, possibilitam experiências lúdicas que propiciam conhecimento, habilidades e atitudes para resolução de problemas, estímulo ao pensamento crítico e investigativo. Para colaborar com este processo, apresentamos como produto educacional um curso híbrido intitulado por “Pensamento Computacional, Programação e Robótica” que utilizou como ferramenta mediadora o kit Arduino Uno e o simulador Tinkercad. Assim, como proposta do curso busca-se evidenciar na aplicação de oficinas a resolução de problemas, conceitos da robótica bem como seus componentes e programação. O curso encontra-se disponibilizado na ferramenta Google Classroom, conforme descrito no capítulo 5. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10.5 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Robótica Educacional; Pensamento Computacional; Arduino; Desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas | pt_BR |
Título: dc.title | ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM O USO DO ARDUINO NO ENSINO MÉDIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃPO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons