Pensamento Computacional e o ensino da matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPBpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAbrantes, Maria Gracielly Lacerda de-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Rafael José Alves do Rego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-19T00:27:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-19T00:27:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.pensarcomputacional.blog.br/-
identificador: dc.identifier.otherWebsitept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729937-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional Website: Pensamento Computacional no Ensino da Matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemas” da Maria Gracielly Lacerda de Abrantes e do professor Dr. Rafael José A. do Rego Barros, apresenta uma perspectiva didática que integra o Ensino da Matemática ao desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, fruto da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, vinculado à área de Ensino da CAPES e ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. ​ Este produto educacional voltado para Práticas Educativas no Currículo Integrado buscou na Tela Inicial atrair a curiosidade dos professores de matemática como também de outras áreas do conhecimento, descobrir o que é o Pensamento Computacional, e a partir disso navegar pelas demais abas em busca de se aprofundar. ​ Na aba, Do Método à Massa, apresentará um conjunto de vídeos que endossam o propósito informacional do Pensamento Computacional e sua aplicação no ensino de matemática. ​ Na aba, Sequências Didáticas! Disponibilizamos modelos de sequências para o ensino médio integrado estruturada com base teórica dos objetos do conhecimento de Matemática integrado ao Pensamento Computacional apresentando na prática para aplicação no contexto de aula, além disso, adicionamos metodologias ativas, objetivando o protagonismo dos estudantes no espaço de aprendizagem colaborativo. ​ Em Materiais Complementares, será um repositório de materiais didáticos sobre o Pensamento Computacional, as metodologias ativas e ferramentas digitais de programação.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeDigitalpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
Título: dc.titlePensamento Computacional e o ensino da matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons