Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFPB | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Abrantes, Maria Gracielly Lacerda de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Rafael José Alves do Rego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-19T00:27:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-19T00:27:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-18 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.pensarcomputacional.blog.br/ | - |
identificador: dc.identifier.other | Website | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729937 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional Website: Pensamento Computacional no Ensino da Matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemas” da Maria Gracielly Lacerda de Abrantes e do professor Dr. Rafael José A. do Rego Barros, apresenta uma perspectiva didática que integra o Ensino da Matemática ao desenvolvimento de habilidades do Pensamento Computacional, fruto da pesquisa realizada no âmbito do Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, vinculado à área de Ensino da CAPES e ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Este produto educacional voltado para Práticas Educativas no Currículo Integrado buscou na Tela Inicial atrair a curiosidade dos professores de matemática como também de outras áreas do conhecimento, descobrir o que é o Pensamento Computacional, e a partir disso navegar pelas demais abas em busca de se aprofundar. Na aba, Do Método à Massa, apresentará um conjunto de vídeos que endossam o propósito informacional do Pensamento Computacional e sua aplicação no ensino de matemática. Na aba, Sequências Didáticas! Disponibilizamos modelos de sequências para o ensino médio integrado estruturada com base teórica dos objetos do conhecimento de Matemática integrado ao Pensamento Computacional apresentando na prática para aplicação no contexto de aula, além disso, adicionamos metodologias ativas, objetivando o protagonismo dos estudantes no espaço de aprendizagem colaborativo. Em Materiais Complementares, será um repositório de materiais didáticos sobre o Pensamento Computacional, as metodologias ativas e ferramentas digitais de programação. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Digital | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pensamento Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Pensamento Computacional e o ensino da matemática: Do reconhecimento de padrões à abstração de problemas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons