CRIANÇA AUTISTA: FAZENDO MATEMÁTICA COM ARTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO-
Autor(es): dc.contributor.authorPORTELLA, ESTAFANO ESTANGE-
Autor(es): dc.contributor.authorTHIENGO, EDMAR REIS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-18T17:26:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-18T17:26:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-12-01-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ESTÉFANO ESTANGE PORTELLA_2022-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729862-
Resumo: dc.description.abstractDurante a realização do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo desenvolveu-se uma pesquisa, tendo por base teorias como o processo de mediação, a Zona de Desenvolvimento Iminente e os mecanismos de compensação discutidos por Lev S. Vigotski. Com o intuito de enriquecer essa reflexão, dialogamos com Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra, Maria Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva e Leo Kanner. Foram aplicadas estratégias de ensino da matemática por intermédio da ludicidade com uso da arte visual em diversas perspectivas. A avaliação referente à receptividade da criança autista face às estratégias adotadas, gerou materiais diversos, dentre os quais destacamos a dissertação intitulada “Autismo, Matemática e Arte (AMA): apropriação do conceito de números por uma criança autista utilizando a arte visual”, e este produto educacional que realizamos com o intuito de servir de apoio ao/a professor/a. Assim considerando, este produto educacional foi elaborado por meio de tarefas realizadas com a criança autista e demais colegas de sala de aula, com exposição das produções artísticas, desenvolvidas para trabalhar o conceito de número. Assim, objetiva-se com este material colaborar com a comunidade escolar e com o meio acadêmico no sentido de desenvolver ações de forma inclusiva que possam ampliar e potencializar o desenvolvimento do trabalho de ensinar matemática escolar para alunos(as) autistas.-
Tamanho: dc.format.extent5,.35 MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectAutismo. Arte visual. Matemática. Apropriação Conceito de Número-
Título: dc.titleCRIANÇA AUTISTA: FAZENDO MATEMÁTICA COM ARTE-
Tipo de arquivo: dc.typeaula digital-
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓSG-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA-
Aparece nas coleções:Ensino