Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PORTELLA, ESTAFANO ESTANGE | - |
Autor(es): dc.contributor.author | THIENGO, EDMAR REIS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-18T17:26:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-18T17:26:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_ESTÉFANO ESTANGE PORTELLA_2022 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729862 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Durante a realização do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo desenvolveu-se uma pesquisa, tendo por base teorias como o processo de mediação, a Zona de Desenvolvimento Iminente e os mecanismos de compensação discutidos por Lev S. Vigotski. Com o intuito de enriquecer essa reflexão, dialogamos com Alexander R. Luria, Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra, Maria Teresa E. Mantoan, Ana Beatriz B. Silva e Leo Kanner. Foram aplicadas estratégias de ensino da matemática por intermédio da ludicidade com uso da arte visual em diversas perspectivas. A avaliação referente à receptividade da criança autista face às estratégias adotadas, gerou materiais diversos, dentre os quais destacamos a dissertação intitulada “Autismo, Matemática e Arte (AMA): apropriação do conceito de números por uma criança autista utilizando a arte visual”, e este produto educacional que realizamos com o intuito de servir de apoio ao/a professor/a. Assim considerando, este produto educacional foi elaborado por meio de tarefas realizadas com a criança autista e demais colegas de sala de aula, com exposição das produções artísticas, desenvolvidas para trabalhar o conceito de número. Assim, objetiva-se com este material colaborar com a comunidade escolar e com o meio acadêmico no sentido de desenvolver ações de forma inclusiva que possam ampliar e potencializar o desenvolvimento do trabalho de ensinar matemática escolar para alunos(as) autistas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 5,.35 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autismo. Arte visual. Matemática. Apropriação Conceito de Número | - |
Título: dc.title | CRIANÇA AUTISTA: FAZENDO MATEMÁTICA COM ARTE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓSG-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: