Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | CPII | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA E SOUZA, BIANCA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | BARROS, RODRIGO TREVISANO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-18T16:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-18T16:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Conexão Científica: Podcast de divulgação da ciência Roteiro para prática educomunicativa | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729845 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo investigar as contribuições de práticas educomunicativas no desenvolvimento de conteúdos de divulgação científica na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e na promoção de uma formação integral, visando a autonomia e o protagonismo de atores (estudantes, docentes e técnicos) da comunidade escolar do Colégio Pedro II. Com este intuito foi desenvolvida uma investigação qualitativa, delineada pelas características de uma pesquisa-ação que teve como intuito a produção do podcast de divulgação científica Conexão Científica, produto educacional concebido como prática educomunicativa. Participaram desta pesquisa dois estudantes, quatro docentes e três servidoras técnicas do CPII. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados diário de bordo e entrevista com os participantes. Os dados obtidos foram analisados sob o referencial da Análise Textual Discursiva. Os resultados indicaram que o desenvolvimento de práticas educomunicativas voltadas para a divulgação científica se apresentam como práticas integradoras, capazes de estimular a autonomia dos sujeitos envolvidos. A atividade contribuiu ainda para despertar um olhar crítico sobre o desenvolvimento de ações e programas de divulgação científica no ambiente escolar e ressaltou o papel desses atores como agentes transformadores da realidade e dispostos a contribuir para a promoção de uma cultura de divulgação científica no CPII | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Divulgação Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Título: dc.title | Conexão Científica: Podcast de divulgação da ciência Roteiro para prática educomunicativa | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BIANCASOUZA2021PRODEDUC.pdf | E book | 886,55 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729845/2/BIANCASOUZA2021PRODEDUC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons