Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora Real Conhecer | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Alcione Lima Sousa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-17T21:57:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-17T21:57:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | Programa Escola Ativa Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasil | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729738 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este estudo procurou investigar como as escolas do campo, compostas por turmas multisseriadas, do município de Pedro do Rosário – Maranhão/Brasil, desenvolvem as suas ações metodológicas de ensino para o ciclo de alfabetização no Programa Escola Ativa. A ideia central é refletir sobre os elementos que estão presentes nos métodos utilizados, questionando sobre sua constituição e, por fim, as possíveis contribuições do PEA para uma prática de ensino pertinente. O objetivo geral foi analisar as metodologias utilizadas para o ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização do Ensino Multisseriado das Escolas Campesinas de Pedro do Rosário – Maranhão – Brasil, e, consequentemente, identificar os diferentes métodos de ensino do Programa Escola Ativa; inferir como funcionam os métodos do PEA; e verificar sua eficiência para o processo de alfabetização e letramento nas turmas multisseriadas das escolas do campo. Para os propósitos deste trabalho, optamos por nos pautar em uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa. Para consolidar o nível teórico da pesquisa de campo, pautou-se em levantamentos bibliográficos fornecidos por estudiosos no assunto, bem como amparar-se nos conteúdos legais e normativos pertinentes. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles quatro professoras e uma agente pedagógica, que atuam em escolas que oferecem salas multisseriadas do Ciclo de Alfabetização. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que existe uma infinidade de instrumentos que podem servir como ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Ciclo de Alfabetização de turmas multisseriadas presentes nas escolas do campo. Para tanto, o professor precisa receber formações continuadas para fazê-lo com autonomia. Está comprovado que essas ferramentas, ou seja, os métodos, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da escrita e leitura das crianças do campo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4127 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programa Escola Ativa | pt_BR |
Título: dc.title | Programa Escola Ativa: Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasil | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons