Programa Escola Ativa: Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasil

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora Real Conhecerpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Alcione Lima Sousa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-17T21:57:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-17T21:57:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-17-
identificador: dc.identifier.otherPrograma Escola Ativa Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasilpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729738-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo procurou investigar como as escolas do campo, compostas por turmas multisseriadas, do município de Pedro do Rosário – Maranhão/Brasil, desenvolvem as suas ações metodológicas de ensino para o ciclo de alfabetização no Programa Escola Ativa. A ideia central é refletir sobre os elementos que estão presentes nos métodos utilizados, questionando sobre sua constituição e, por fim, as possíveis contribuições do PEA para uma prática de ensino pertinente. O objetivo geral foi analisar as metodologias utilizadas para o ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização do Ensino Multisseriado das Escolas Campesinas de Pedro do Rosário – Maranhão – Brasil, e, consequentemente, identificar os diferentes métodos de ensino do Programa Escola Ativa; inferir como funcionam os métodos do PEA; e verificar sua eficiência para o processo de alfabetização e letramento nas turmas multisseriadas das escolas do campo. Para os propósitos deste trabalho, optamos por nos pautar em uma pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa. Para consolidar o nível teórico da pesquisa de campo, pautou-se em levantamentos bibliográficos fornecidos por estudiosos no assunto, bem como amparar-se nos conteúdos legais e normativos pertinentes. Foram aplicados questionários para os sujeitos selecionados para a investigação, sendo eles quatro professoras e uma agente pedagógica, que atuam em escolas que oferecem salas multisseriadas do Ciclo de Alfabetização. Os dados coletados possibilitaram a reflexão de que existe uma infinidade de instrumentos que podem servir como ferramentas essenciais no processo de ensino e aprendizagem do Ciclo de Alfabetização de turmas multisseriadas presentes nas escolas do campo. Para tanto, o professor precisa receber formações continuadas para fazê-lo com autonomia. Está comprovado que essas ferramentas, ou seja, os métodos, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da escrita e leitura das crianças do campo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4127pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Escola Ativapt_BR
Título: dc.titlePrograma Escola Ativa: Análise do Ciclo de Alfabetização da Educação Multisserie Campesina de Pedro do Rosário – MA – Brasilpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
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