
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Anaisa Alves de | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Mendes, Márcia Cristiane Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-17T15:14:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-17T15:14:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-05 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729679 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | É com sensação de contentamento que recebemos a publicação do terceiro volume da coletânea “Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática”, organizado pelas professoras Anaisa Alves de Moura e Márcia Cristiane Ferreira Mendes. Esta obra, que segue a gênese dos volumes anteriores, agrega estudos e pesquisas que abordam temáticas plurais e interdisciplinares, constituindo-se em referência oportuna para a leitura de pesquisadores em diferentes áreas do conhecimento, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais. A abordagem de temas contemplando diferentes olhares e/ou referenciais teórico-metodológicos provenientes de áreas de conhecimento faz-se importante na produção do saber científico nas Ciências da Educação. Dito de outra forma, reconhecemos aqui a valiosa contribuição de construtos teóricos à luz da Filosofia, da Sociologia, da Administração, da Psicologia, da Saúde, da História e das Artes para o entendimento da complexidade das questões educacionais da atualidade. A coletânea em questão acerta em agregar, na presente edição, textos que abordam temáticas diversas, contemplando temas relacionados às questões sociais, sanitárias, culturais, educacionais, pedagógicas e políticas sob o prisma de estudiosos e pesquisadores de diferentes contextos territoriais e instituições de ensino e de pesquisa. Nesses tempos incertos em que vivemos, cada vez mais precisamos da ciência e dos conhecimentos por ela produzidos na perspectiva de encontrarmos pistas ou alternativas para a superação dos desafios enfrentados pela humanidade. Para tanto, fazem-se necessários investimentos em pesquisa e em recursos humanos. Acrescentamos ainda que a valorização da produção científica, inevitavelmente, requer o apoio financeiro para a divulgação e a circulação de estudos realizados por pesquisadores, uma vez que a socialização coletiva é uma de suas finalidades. Os artigos integrantes da presente obra merecem destaque por apresentarem discussões pertinentes e atuais, proporcionando contribuições para o debate acadêmico em suas (sub) áreas de conhecimento. Ademais, possibilita ao leitor a ampliação de seu processo formativo, notadamente no que se refere à formação intelectual. Ao procedermos nas leituras dos textos, logo percebemos o cuidado e a atenção dos autores na construção teóricometodológica das investigações realizadas, aspecto este que consideramos válido e essencial em trabalhos científicos. Ainda sobre os textos reunidos no volume III, observamos que a linguagem e a forma de escrita adotadas possibilitam a compreensão por parte de sujeitos ainda externos ao ambiente acadêmico, o que nos leva a refletir sobre o papel social das pesquisas produzidas nas instituições de ensino. Entendemos que o conhecimento científico deve-se espalhar por todos os cantos, alcançando diferentes contextos territoriais e populacionais, dos centros PREFÁCIO urbanos aos locais mais afastados ou “invisíveis” aos olhos das instituições. É uma das formas que podem ser efetivadas na perspectiva da democratização do acesso ao saber historicamente acumulado pela humanidade e inovações na área cientifica. Nossa recomendação é que essa terceira coletânea, assim como as edições antecessoras, não apenas ocupem espaço físico nas prateleiras das bibliotecas e das casas dos leitores - em se tratando da versão impressa - ou em pastas e arquivos de computadores, tablets ou mesmo celulares dos leitores, mas que se tornem leituras prazerosas e recorrentes, sendo essas repletas de enriquecimento teórico-prático sobre as temáticas abordadas na referida obra. Ademais, que consista em fonte para estudos e pesquisas de interessados na continuidade das discussões aqui expostas. Esperamos que façam proveito desse material, por isso, desejamos uma boa leitura, estudo ou pesquisa a você leitor (a)! | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
| Título: dc.title | Educação e interdisciplinaridade: teoria e prática - Volume 3 (Atena Editora) | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| educacao-e-interdisciplinaridade-teoria-e-pratica-volume-3.pdf | 4,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729679/1/educacao-e-interdisciplinaridade-teoria-e-pratica-volume-3.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: