Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas atuais (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorSilva, André Ribeiro da-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Jitone Leônidas-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Jônatas de França-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-16T17:21:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-16T17:21:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-02-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729477-
Resumo: dc.description.abstractEstamos felizes por tê-lo(a) conosco, refletindo sobre as teorias que serão apresentadas a seguir, todas organizadas por profissionais com diversos tipos de formações e experiências no contexto da escola, no ensino superior e em outros locais em que a Educação Física se faz presente. Sendo assim, ao prosseguir suas leituras, você perceberá que a Educação Física é objeto de estudos de diferentes temáticas, pois pode favorecer a reabilitação psicomotora de indivíduos enfermos, promover a prática da natação adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, influenciar o controle da diabetes e a hipertensão arterial por meio de atividades físicas, além de outros assuntos que estão relacionados ao contexto da área. Destaca-se assim, que a Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo também, área de considerável relevância para a sociedade e indivíduos das mais variadas idades e estratos sociais, que se apropriam das práticas corporais em suas atividades funcionais e de lazer. A legislação brasileira, os documentos normativos e as produções acadêmicas, favorecem a compreensão das múltiplas dimensões em que a Educação Física está presente, além de apresentar potencialidades e lacunas que podem fomentar o avanço nos estudos e na compreensão das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos professores, que lançam mão de práticas pedagógicas no âmbito da escola, ou de práticas profissionais no contexto do mundo e do mercado de trabalho. Nessa obra, a Educação Física pode ser percebida como área em constante evolução, que tem as práticas corporais e os movimentos enquanto elementos essenciais para a cultura corporal e o desenvolvimento humano nas suas numerosas dimensões, haja vista que sistematiza teorias em contribuições concebidas por professores e professoras que vivenciam múltiplas realidades brasileiras. Portanto, esperamos que você aproveite cada capítulo dessa obra, sensibilizando-se para os estudos que poderão apoiar a ampliação de sua formação, por meio de uma pontual e transitória contribuição relacionada à Educação Física. Um abraço e boa leitura.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação físicapt_BR
Título: dc.titleEducação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas atuais (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais