Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, André Ribeiro da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Soares, Jitone Leônidas | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Jônatas de França | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-16T17:21:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-16T17:21:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-02 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729477 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estamos felizes por tê-lo(a) conosco, refletindo sobre as teorias que serão apresentadas a seguir, todas organizadas por profissionais com diversos tipos de formações e experiências no contexto da escola, no ensino superior e em outros locais em que a Educação Física se faz presente. Sendo assim, ao prosseguir suas leituras, você perceberá que a Educação Física é objeto de estudos de diferentes temáticas, pois pode favorecer a reabilitação psicomotora de indivíduos enfermos, promover a prática da natação adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, influenciar o controle da diabetes e a hipertensão arterial por meio de atividades físicas, além de outros assuntos que estão relacionados ao contexto da área. Destaca-se assim, que a Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo também, área de considerável relevância para a sociedade e indivíduos das mais variadas idades e estratos sociais, que se apropriam das práticas corporais em suas atividades funcionais e de lazer. A legislação brasileira, os documentos normativos e as produções acadêmicas, favorecem a compreensão das múltiplas dimensões em que a Educação Física está presente, além de apresentar potencialidades e lacunas que podem fomentar o avanço nos estudos e na compreensão das dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais dos professores, que lançam mão de práticas pedagógicas no âmbito da escola, ou de práticas profissionais no contexto do mundo e do mercado de trabalho. Nessa obra, a Educação Física pode ser percebida como área em constante evolução, que tem as práticas corporais e os movimentos enquanto elementos essenciais para a cultura corporal e o desenvolvimento humano nas suas numerosas dimensões, haja vista que sistematiza teorias em contribuições concebidas por professores e professoras que vivenciam múltiplas realidades brasileiras. Portanto, esperamos que você aproveite cada capítulo dessa obra, sensibilizando-se para os estudos que poderão apoiar a ampliação de sua formação, por meio de uma pontual e transitória contribuição relacionada à Educação Física. Um abraço e boa leitura. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | pt_BR |
Título: dc.title | Educação física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas atuais (Atena Editora) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: