Uma palavra só não faz comunicação: estudando colocações léxicas sob perspectiva do ensino da língua materna (Atena Editora)

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Autor(es): dc.contributor.authorMatos, Maria Aparecida Damasceno Netto de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-16T16:15:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-16T16:15:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729397-
Resumo: dc.description.abstractEste estudo investiga o comportamento de 55 (cinquenta e cinco) colocações no Português do Brasil. O trabalho baseia-se na Abordagem Lexical, de Lewis (1993, 1997), o qual considera o léxico o componente central do sistema linguístico; em Mel‟čuk (2001), que estabelece, através da “Teoria Sentido-Texto (MTT)”, as funções lexicais como ferramentas para a descrição e sistematização das relações semânticas, especificamente na estruturação das colocações; e em Corpas Pastor (1996), com seu amplo estudo sobre as unidades fraseológicas. Nesta tese, nosso objetivo consiste em apresentar uma reflexão sobre o trabalho com as colocações léxicas em sala de aula de português, aproveitando, no ensino de língua materna, a Abordagem Lexical, de Lewis. Para tanto, foi constituído um corpus de análise, composto de 570 (quinhentos e setenta) colocações de uso frequente, presentes em textos jornalísticos (notícias, crônicas, reportagens, entrevistas, etc) das revistas noticiosas IstoÉ, Veja e Época, de 2015 e 2016. Para o levantamento das probabilidades de ocorrência de palavras, sequências, categorias etc, uma coleta de informações foi feita por meio do software WordSmith Tools. A análise dos dados permitiu que identificássemos as características das colocações léxicas (CLs), tais como: (i) a extensão de elementos (no corpus, as colocações léxicas têm de 2 a 5 elementos); (ii) as características dos termos que exerciam papel de base nas 55 colocações examinadas (a maioria das bases das CLs constituiu-se de substantivos); (iii) as CLs com colocações metafóricas e verbo-suporte (houve um número satisfatório delas, sendo 17 em 55 CLs); (iv) as Funções Léxicas (FLs) (encontramos, entre outros tipos, 8 Oper1, 9 Figur e 9 Magn); por fim, a complexidade da FL (maior uso de standards simples). Depois dessa análise, pensando numa aplicação ao ensino do léxico, foram propostos exercícios para a sala de aula como instrumento de comunicação e subsídio ao preenchimento de lacunas, no que se refere ao desenvolvimento da competência lexical do aluno.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLexicologiapt_BR
Título: dc.titleUma palavra só não faz comunicação: estudando colocações léxicas sob perspectiva do ensino da língua materna (Atena Editora)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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