Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, INÊS MARIA DE CASTRO GARÇÃO OLIVEIRA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-16T15:22:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-16T15:22:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | A WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambiente | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo investigar a eficácia da ferramenta tecnológica Webquest no estudo do biogás, junto aos alunos da 3ª série do ensino médio integrado do curso de Meio Ambiente do campus de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins. Consiste na elaboração e na aplicação de um produto educacional, de acordo com as disposições do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para compreender o cenário da educação e seus desafios diante da necessidade de desfragmentar o saber, por meio da interdisciplinaridade e da transposição didática, utilizando a tecnologia como estratégia de interação entre currículo, contexto e objeto de ensino. A aplicação de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e o World Café, foram utilizadas para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. A ferramenta tecnológica Webquest tratou de ampliar esses conhecimentos, os quais foram consolidados na Visita Técnica à EFA e aplicados na construção do biodigestor. Como resultado, pôde-se perceber a aceitação do produto educacional, compreendido pelos estudantes como uma forma de aprendizagem diferente da habitual, além do interesse em realizar atividades semelhantes em outras disciplinas. A sucessão de estratégias didáticas permitiu o desenvolvimento de uma visão mais aprofundada a respeito do biogás, especialmente, utilizando-se da tecnologia como ambiente mediador do processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,34mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Webquest. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biogás. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biodigestor. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Título: dc.title | A WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambiente | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
DOC 2.cdr - Produto Educacional INES Versão Final 06.10.20.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729337/2/DOC 2.cdr - Produto Educacional INES Versão Final 06.10.20.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons