A WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambiente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, INÊS MARIA DE CASTRO GARÇÃO OLIVEIRA-
Autor(es): dc.contributor.authorSENNA, Mary Lúcia Gomes Silveira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-16T15:22:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-16T15:22:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherA WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambientept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729337-
Resumo: dc.description.abstractEste artigo teve como objetivo investigar a eficácia da ferramenta tecnológica Webquest no estudo do biogás, junto aos alunos da 3ª série do ensino médio integrado do curso de Meio Ambiente do campus de Porto Nacional do Instituto Federal do Tocantins. Consiste na elaboração e na aplicação de um produto educacional, de acordo com as disposições do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para compreender o cenário da educação e seus desafios diante da necessidade de desfragmentar o saber, por meio da interdisciplinaridade e da transposição didática, utilizando a tecnologia como estratégia de interação entre currículo, contexto e objeto de ensino. A aplicação de metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Problemas e o World Café, foram utilizadas para verificar os conhecimentos prévios dos estudantes. A ferramenta tecnológica Webquest tratou de ampliar esses conhecimentos, os quais foram consolidados na Visita Técnica à EFA e aplicados na construção do biodigestor. Como resultado, pôde-se perceber a aceitação do produto educacional, compreendido pelos estudantes como uma forma de aprendizagem diferente da habitual, além do interesse em realizar atividades semelhantes em outras disciplinas. A sucessão de estratégias didáticas permitiu o desenvolvimento de uma visão mais aprofundada a respeito do biogás, especialmente, utilizando-se da tecnologia como ambiente mediador do processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,34mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectWebquest.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiogás.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiodigestor.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médio Integrado.pt_BR
Título: dc.titleA WEBQUEST COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: proposta de aplicação ao estudo do biogás no curso técnico em meio ambientept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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