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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Zazula, Rafael Muller | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-16T13:17:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-16T13:17:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | ensino de história; direitos humanos; internet na educação; história | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729217 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa aborda as contribuições, problemas e perspectivas para um ensino de história pautado por uma concepção problematizadora dos direitos humanos e perpassa a produção de um site dedicado ao debate e divulgação dessa proposta de ensino. Ela parte da hipótese de que esses direitos – por sua dimensão educativa e pela proximidade dos assuntos referentes ao ensino de história com os diversos contextos históricos de lutas por direitos – contribuem para o ensino de história. Indo ao encontro dessa perspectiva, a pesquisa realizou também uma historicização dos direitos humanos, enfatizandose que os direitos hoje agregados sob essa nomenclatura confundemse, muitas vezes, com os próprios processos históricos que envolvem o surgimento de muitos outros direitos em geral. Destacamos o fato de que recentemente esses direitos ganharam duas novas dimensões essenciais: (i) o foco na reivindicação dos direitos a todos e todas, ao mesmo tempo vinculado à concreticidade em códigos de leis e burocracia do Estado; e (ii) a concepção de defesa da existência de direitos internacionais. Em cada um dos contextos históricos abordados, a evocação dos direitos naturais ou humanos é datada, localizada e até mesmo reinterpretada pelos interesses dos grupos que os reivindicam. Nesse sentido, observamos que todos esses fatos possibilitam aos professores e professoras de história problematizar os direitos humanos com a finalidade de perceber seu papel em contextos históricos diversos, indicando simultaneamente sua faceta reguladora e sua faceta emancipadora. Essa historicização dos direitos humanos foi pensada através das leis, decretos, declarações e eventos que os fundaram na história mundial, para a qual também foi mobilizado um vasto referencial bibliográfico. Ademais, identificamos e debatemos, também através de amplo levantamento das produções e pesquisas referentes ao tema, os problemas, desafios e perspectivas para o ensino de história e direitos humanos. Para tal, abordamos um conceito de direitos humanos apropriado e compatível com o ensino de história e suas peculiaridades. Finalmente, discutimos o uso de ferramentas digitais e a internet para o ensino de história e, ao final, apresentamos um site produzido para contribuir ao debate da união do ensino de história e do ensino de direitos humanos. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | profhistória; ensino de história; direitos humanos; internet na educação; história | pt_BR |
| Título: dc.title | Ensinodehistória.com: problemas, perspectivas e a construção de um site para o ensino de história e direitos humanos | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| RAFAELMULLERZAZULAPROFHISTÓRIAUFSC.pdf | 2,5 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729217/2/RAFAELMULLERZAZULAPROFHISTÓRIAUFSC.pdfDownload |
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