Ensinodehistória.com: problemas, perspectivas e a construção de um site para o ensino de história e direitos humanos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorZazula, Rafael Muller-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-16T13:17:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-16T13:17:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherensino de história; direitos humanos; internet na educação; históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729217-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa aborda as contribuições, problemas e perspectivas para um ensino de história pautado por uma concepção problematizadora dos direitos humanos e perpassa a produção de um site dedicado ao debate e divulgação dessa proposta de ensino. Ela parte da hipótese de que esses direitos – por sua dimensão educativa e pela proximidade dos assuntos referentes ao ensino de história com os diversos contextos históricos de lutas por direitos – contribuem para o ensino de história. Indo ao encontro dessa perspectiva, a pesquisa realizou também uma historicização dos direitos humanos, enfatizando­se que os direitos hoje agregados sob essa nomenclatura confundem­se, muitas vezes, com os próprios processos históricos que envolvem o surgimento de muitos outros direitos em geral. Destacamos o fato de que recentemente esses direitos ganharam duas novas dimensões essenciais: (i) o foco na reivindicação dos direitos a todos e todas, ao mesmo tempo vinculado à concreticidade em códigos de leis e burocracia do Estado; e (ii) a concepção de defesa da existência de direitos internacionais. Em cada um dos contextos históricos abordados, a evocação dos direitos naturais ou humanos é datada, localizada e até mesmo reinterpretada pelos interesses dos grupos que os reivindicam. Nesse sentido, observamos que todos esses fatos possibilitam aos professores e professoras de história problematizar os direitos humanos com a finalidade de perceber seu papel em contextos históricos diversos, indicando simultaneamente sua faceta reguladora e sua faceta emancipadora. Essa historicização dos direitos humanos foi pensada através das leis, decretos, declarações e eventos que os fundaram na história mundial, para a qual também foi mobilizado um vasto referencial bibliográfico. Ademais, identificamos e debatemos, também através de amplo levantamento das produções e pesquisas referentes ao tema, os problemas, desafios e perspectivas para o ensino de história e direitos humanos. Para tal, abordamos um conceito de direitos humanos apropriado e compatível com o ensino de história e suas peculiaridades. Finalmente, discutimos o uso de ferramentas digitais e a internet para o ensino de história e, ao final, apresentamos um site produzido para contribuir ao debate da união do ensino de história e do ensino de direitos humanos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistória; ensino de história; direitos humanos; internet na educação; históriapt_BR
Título: dc.titleEnsinodehistória.com: problemas, perspectivas e a construção de um site para o ensino de história e direitos humanospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons