# Conectados: eu, você e o mundo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Marinara Cabral dos-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Raimundo Laerton de Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-15T20:43:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-15T20:43:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-
identificador: dc.identifier.other# Conectados: eu, você e o mundopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729119-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho foi desenvolvido por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo avaliar as contribuições da utilização de um e-book interativo como ferramenta para uma formação humana integral, visando ao autoconhecimento e ao reforço da identidade com base no projeto de vida e no contexto sócio-histórico e pessoal de estudantes da1ª série do ensino médio integrado do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. O produto educacional “E-book #CONECTADOS: eu, você e o mundo” foi dividido em quatro conexões, sendo elas: 1ª Conexão - Aceita minha solicitação?; 2a Conexão - History: compartilhando experiências; 3ª Conexão Self: Oficinas da mente; e 4ª Conexão - Tinder das Universidades e Profissões, sendo composto por informações, instruções e propostas de atividades. Quanto às técnicas e aos instrumentos, foram coletados e tratados todos os dados fornecidos pelos estudantes considerando cada uma das etapas, tendo em vista que a pesquisa foi composta por questionários e contou também com atividades envolvendo metodologias ativas, nas quais os estudantes foram observados e avaliados com base em suas participações, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os principais aportes teóricos utilizados para a fundamentação da pesquisa foram Gramsci (1982), Ciavatta (2005), Dayrell e Reis (2011), Frankl (2020), Damon (2009), Rego (1995), Lev Vygotsky(1988), Paulo Freire (1997), Ausubel (1978) e Duarte (2011). Desse modo, concluiu-se que o projeto viabilizou aos estudantes múltiplas vivências de aprendizagem sobre si mesmos, promoveu reflexões sobre a relação com a família e com o mundo de forma interativa e dinâmica e proporcionou conhecimentos e experiências que contribuíram para o reforço da identidade e para a construção do projeto de vida de forma autônoma, responsável e crítica, proporcionando também uma reflexão sobre a sociedade contemporânea, o mundo do trabalho, a vida pessoal, social e profissional e as possibilidades e os caminhos para a vida pós-médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent64,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectE-book. Identidade. Projeto de vida. Formação integral. Produto Educacional.pt_BR
Título: dc.title# Conectados: eu, você e o mundopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons