Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Marinara Cabral dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Raimundo Laerton de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:43:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-15T20:43:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
identificador: dc.identifier.other | # Conectados: eu, você e o mundo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729119 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido por meio do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e teve como objetivo avaliar as contribuições da utilização de um e-book interativo como ferramenta para uma formação humana integral, visando ao autoconhecimento e ao reforço da identidade com base no projeto de vida e no contexto sócio-histórico e pessoal de estudantes da1ª série do ensino médio integrado do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Campus Araguatins do Instituto Federal do Tocantins - IFTO. O produto educacional “E-book #CONECTADOS: eu, você e o mundo” foi dividido em quatro conexões, sendo elas: 1ª Conexão - Aceita minha solicitação?; 2a Conexão - History: compartilhando experiências; 3ª Conexão Self: Oficinas da mente; e 4ª Conexão - Tinder das Universidades e Profissões, sendo composto por informações, instruções e propostas de atividades. Quanto às técnicas e aos instrumentos, foram coletados e tratados todos os dados fornecidos pelos estudantes considerando cada uma das etapas, tendo em vista que a pesquisa foi composta por questionários e contou também com atividades envolvendo metodologias ativas, nas quais os estudantes foram observados e avaliados com base em suas participações, utilizando o método de análise de conteúdo de Bardin (2011). Os principais aportes teóricos utilizados para a fundamentação da pesquisa foram Gramsci (1982), Ciavatta (2005), Dayrell e Reis (2011), Frankl (2020), Damon (2009), Rego (1995), Lev Vygotsky(1988), Paulo Freire (1997), Ausubel (1978) e Duarte (2011). Desse modo, concluiu-se que o projeto viabilizou aos estudantes múltiplas vivências de aprendizagem sobre si mesmos, promoveu reflexões sobre a relação com a família e com o mundo de forma interativa e dinâmica e proporcionou conhecimentos e experiências que contribuíram para o reforço da identidade e para a construção do projeto de vida de forma autônoma, responsável e crítica, proporcionando também uma reflexão sobre a sociedade contemporânea, o mundo do trabalho, a vida pessoal, social e profissional e as possibilidades e os caminhos para a vida pós-médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 64,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | E-book. Identidade. Projeto de vida. Formação integral. Produto Educacional. | pt_BR |
Título: dc.title | # Conectados: eu, você e o mundo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
#CONECTADOS eu, você e o mundo.pdf | 65,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729119/2/#CONECTADOS eu, você e o mundo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons