AppTutoria

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Wanderson Augusto Oliveira de-
Autor(es): dc.contributor.authorGalvão, Edna Ferreira Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-15T20:21:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-15T20:21:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.vaibhav.onlineexams-
identificador: dc.identifier.otherAppTutoria-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729118-
Resumo: dc.description.abstractNa Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), as situação problemas (SP), disparadores ou trigger “gatilho” são o ponto de partida, desafiam, despertam a curiosidade discente e orientam o processo da aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo, desenvolver uma tecnologia Educacional que possa auxiliar docentes de cursos de graduação em saúde na elaboração de situações-problemas. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro e outubro do ano de 2021, contando com a participação de docentes e Alunos das 3 séries iniciais (1º, 2º e 3º) do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – Campus XII – Santarém. A abordagem metodológica foi quali-quantitativa, exploratória, do tipo estudo de campo. Na parte qualitativa, foi realizada uma roda de conversa com 9 alunos, via google meet, cujo conteúdo foi tratado e processado no software IRAMUTEQ, utilizando a para análise a Classificação Hierárquica Descendente (CHD) A análise dos resultados desta etapa revelou 6 classes que foram categorizadas da seguinte forma: Formação Docente no Método ABP, Integração Docente, Dificuldades e Desafios à Prática docente, Planejamento Docente, Tecnologias Inovadoras e a Construção de Problemas. Quanto a análise quantitativa, foi aplicado um questionário do tipo escala de Likert, com 10 questões, com base na literatura científica, sobre princípios norteadores das SP e o percentual de concordância discente, resultando em: 1) Nível de dificuldade (77%); 2) Possibilidade de levantamento de hipóteses pelo grupo tutorial (86%); 3) Contribuição para alcance dos objetivos de aprendizagem (80%); 4) Apresentação de uma situação real aplicada na prática profissional futura (91%); 5) Estimulou a discussão em grupo (84%); 6) Compatibilidade de tempo para resolução dos objetivos (83%); 7) Resgate de conhecimentos prévios (91%); 8) Estrutura geral (91%); 9) Abordagem de questões biopsicossociais (90%); 10) Reutilização da SP (87%). De modo geral, as situações problemas avaliadas são coerentes com os princípios e critérios definidos na literatura, isso reforça o comprometimento docente apesar das dificuldades relatadas por eles como a acomodação dos docentes mais experientes, falta de capacitação dos recém adentrados no curso e pouca aderência do grupo no momento do planejamento docente. A pesquisa também resultou na construção de um aplicativo, denominado App Tutoria, que buscou atender as demandas elencadas pelos docentes e servirá como banco de dados, guia de orientação e avaliação das SP utilizadas pela comunidade acadêmica de cursos de graduação em saúde.-
Tamanho: dc.format.extent1 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAplicativo-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectSituações Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Superior-
Título: dc.titleAppTutoria-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
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