PRECEPTORIA: Uma proposta de aprendizagem em equipe

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSIQUEIRA, GIOVANA CHAGAS-
Autor(es): dc.contributor.authorKietzer, Katia Simone-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-15T20:09:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-15T20:09:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=yuQhOkkaKpQ&ab_channel=PPGEnsinoemSa%C3%BAdenaAmaz%C3%B4niaPPG-ESA-UEPA-
identificador: dc.identifier.otherPreceptoria: Trabalho em Equipe-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729117-
Resumo: dc.description.abstractA preceptoria é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho e de formação profissional de saúde. O preceptor deve ser um sujeito formador e orientador que ensina, supervisiona e conduz o aluno na sua profissão, ajudando, motivando, inspirando e influenciando seus aprendizes efetivamente através da prática. No entanto, a realidade da preceptoria é muito diferente do que se preconiza para o seu efetivo exercício. Muitas dificuldades são observadas, dentre elas destacam-se a falta de formação pedagógica do preceptor, a pouca valorização e reconhecimento desta atividade e a fraca integração entre o ensino e o serviço. Neste contexto, revela-se a necessidade em se investir em processos que amenizem essas dificuldades e melhore a atividade da preceptoria. É necessário o incentivo de formações em saúde que desenvolvam as competências pedagógicas, organize esta atividade educacional e provoque a realização de novas práticas. O objetivo do estudo foi promover estratégias de capacitação em preceptoria adequadas ao processo pedagógico da Educação Permanente em Saúde para profissionais da equipe de reabilitação neurológica infantil da Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEAFTO-CER III- UEPA). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo intervenção, em que é aplicada a estratégia pedagógica da Educação Permanente em Saúde. Ocorreu na UEAFTO- CER III- UEPA e contou como participantes da pesquisa 08 integrantes da equipe de reabilitação neurológica infantil desta unidade. Como resultado observou-se que os participantes ampliaram o seu conhecimento acerca da atividade de preceptoria, esclarecendo-se o seu papel com seus objetivos e características, estimulando assim a execução adequada desta função. O produto da pesquisa consistiu na construção de uma mídia audiovisual que objetiva divulgar e guiar a prática pedagógica da Educação Permanente em Saúde.-
Tamanho: dc.format.extent1 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPreceptoria-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Permanente em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectprocesso ensinoaprendizagem-
Título: dc.titlePRECEPTORIA: Uma proposta de aprendizagem em equipe-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
Aparece nas coleções:Ferramentas

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons