
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | SIQUEIRA, GIOVANA CHAGAS | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Kietzer, Katia Simone | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-15T20:09:14Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-15T20:09:14Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=yuQhOkkaKpQ&ab_channel=PPGEnsinoemSa%C3%BAdenaAmaz%C3%B4niaPPG-ESA-UEPA | - |
| identificador: dc.identifier.other | Preceptoria: Trabalho em Equipe | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729117 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A preceptoria é uma prática pedagógica que ocorre no ambiente de trabalho e de formação profissional de saúde. O preceptor deve ser um sujeito formador e orientador que ensina, supervisiona e conduz o aluno na sua profissão, ajudando, motivando, inspirando e influenciando seus aprendizes efetivamente através da prática. No entanto, a realidade da preceptoria é muito diferente do que se preconiza para o seu efetivo exercício. Muitas dificuldades são observadas, dentre elas destacam-se a falta de formação pedagógica do preceptor, a pouca valorização e reconhecimento desta atividade e a fraca integração entre o ensino e o serviço. Neste contexto, revela-se a necessidade em se investir em processos que amenizem essas dificuldades e melhore a atividade da preceptoria. É necessário o incentivo de formações em saúde que desenvolvam as competências pedagógicas, organize esta atividade educacional e provoque a realização de novas práticas. O objetivo do estudo foi promover estratégias de capacitação em preceptoria adequadas ao processo pedagógico da Educação Permanente em Saúde para profissionais da equipe de reabilitação neurológica infantil da Unidade de Ensino e Assistência de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEAFTO-CER III- UEPA). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, do tipo intervenção, em que é aplicada a estratégia pedagógica da Educação Permanente em Saúde. Ocorreu na UEAFTO- CER III- UEPA e contou como participantes da pesquisa 08 integrantes da equipe de reabilitação neurológica infantil desta unidade. Como resultado observou-se que os participantes ampliaram o seu conhecimento acerca da atividade de preceptoria, esclarecendo-se o seu papel com seus objetivos e características, estimulando assim a execução adequada desta função. O produto da pesquisa consistiu na construção de uma mídia audiovisual que objetiva divulgar e guiar a prática pedagógica da Educação Permanente em Saúde. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 1 KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Preceptoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Permanente em Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | processo ensinoaprendizagem | - |
| Título: dc.title | PRECEPTORIA: Uma proposta de aprendizagem em equipe | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons