Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instittuto Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, DECCACHE-MAIA, Eline Françoária Corrêa dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-15T14:45:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-15T14:45:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Leitura e produção de texto no ensino de ciências | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/729057 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente texto se caracteriza como produto educacional da dissertação de mestrado intitulada “Leitura e produção de textos no ensino de Ciências: uma contribuição para a alfabetização científica”, apresentada ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências, Campus Nilópolis, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e sob a orientação da professora Dra. Eline Deccache Maia. A pesquisa que deu origem a esse produto foi desenvolvida durante o segundo semestre do ano de 2021 em turmas do Ensino Fundamental, pertencentes ao primeiro segmento. Os participantes da mesma são alunos de uma escola pública do município de Duque de Caxias e pertencem ao 3o, 4o e 5o anos de escolaridade. Buscamos com a pesquisa investigar as possibilidades da leitura e produção de textos como contribuição para as aulas de Ciências, a fim de se discutir temas sociais e científicos acerca do mundo que nos envolve, demonstrando características da função de autoria nos textos escritos ou em forma de desenhos produzidos pelos alunos. Tivemos como base teórica e metodológica a Análise de Discurso de linha francesa fincada nos conceitos de Michel Pecheux e, mais especificamente, os conceitos de leitura, escrita e autoria desenvolvidos pela pesquisadora Eni Orlandi. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5,941 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de Deiscurso | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoria | pt_BR |
Título: dc.title | LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Leitura e produção de textos no ensino de ciências.pdf | 5,94 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/729057/2/Leitura e produção de textos no ensino de ciências.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons