TO Rastreando

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA, DANIELLE FERREIRA DE-
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Antônia Margareth Moita-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Ivonete Vieira P.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-12T19:22:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-12T19:22:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://play.google.com/store/apps/details?id=devdiego.projeto.dani.protocolos&pli=1-
identificador: dc.identifier.otherTO Rastreando-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728977-
Resumo: dc.description.abstractA reforma do ensino em saúde, especialmente no Brasil, preconiza a formação do profissional capaz de desenvolver um trabalho mais resolutivo, humanizado e crítico, baseado numa visão ampliada do processo saúde-doença, e que possa assistir a uma sociedade com perfis bastante heterogêneos. Por sua vez, o envelhecimento populacional trouxe novos desafios ao cuidado na saúde. Dessa forma, ressalta-se a importância da formação acadêmica para a apreensão de conteúdos relacionados ao tema, de modo particular à mensuração do declínio cognitivo a partir do uso de protocolos de avaliação. O objetivo dessa pesquisa foi compreender a concepção dos discentes do Curso de Terapia Ocupacional sobre o processo de aprendizagem dos protocolos de avaliação do Declínio Cognitivo em pessoas idosas. Trata-se de uma pesquisa do tipo quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada com 62 discentes dos 4º e 5º anos de Terapia Ocupacional da UEPA, por meio da aplicação de questionário e entrevista, entre os meses de março e junho de 2022. Os resultados quantitativos demonstraram que a maior parte dos discentes possuía um conhecimento superficial a respeito dos protocolos de rastreio cognitivo. Por outro lado, nas entrevistas, identificou-se que os discentes têm um bom entendimento sobre aimportância do processo avaliativo e, no que diz respeito aos protocolos, entendem como fundamental a sua utilização para dar mais confiabilidade ao processo. No entanto, referiram que durante a graduação tinham entrado em contato poucas vezes com esses instrumentos. Concluiu-se que a realização de mais estudos que promovam discussões e reflexões capazes de identificar possíveis lacunas existentes nos processos de formação são fundamentais. Além disso, para contribuir com o processo de aprendizagem desses protocolos foi desenvolvido um software intitulado “TO Rastreando”. Sua contribuição efetua-se pela disponibilização e treino de instrumentos de rastreio comumente utilizados nas avaliações.-
Tamanho: dc.format.extent1 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAplicativo-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectSaúde-
Palavras-chave: dc.subjectPessoa idosa-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação cognitiva-
Palavras-chave: dc.subjectProtocolos-
Palavras-chave: dc.subjectTerapia ocupacional-
Título: dc.titleTO Rastreando-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
Aparece nas coleções:Ferramentas

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons