Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, CAROLINE LOBATO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira, Renato da Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-12T19:10:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-12T19:10:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://play.google.com/store/apps/details?id=devdiego.projeto.caroline.fisiobps&hl=pt_BR&gl=US | - |
identificador: dc.identifier.other | fisio PBE | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728957 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A prática baseada em evidências (PBE) pode ser definida como o uso da evidência científica relevante para orientar a tomada de decisão clínica e otimizar os resultados de saúde dos pacientes. Sendo assim, os conhecimentos e habilidades em PBE tornaram-se indispensáveis para todos os profissionais de saúde, incluindo o fisioterapeuta. Por isso, as instituições de ensino superior devem buscar as abordagens mais eficazes para repassar esses conhecimentos e habilidades para os alunos. O uso de aplicativo por dispositivos móveis pode ser uma ferramenta de ensino importante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desta temática. Diante disso, este estudo teve como objetivo produzir um aplicativo sobre fisioterapia baseada em evidências (FBE), a partir das lacunas identificadas nos discentes de fisioterapia e dos conhecimentos e habilidades básicos necessários para realizar a FBE encontradas na literatura. Para realizar a produção da tecnologia educativa (TE), foi feita uma pesquisa metodológica subsidiada por pesquisa quali-quantitativa, na qual alunos do 5º ano do curso de fisioterapia foram avaliados por meio do Teste Modificado de Fresno para fisioterapeutas (TMFF) e de um questionário, a fim de identificar o nível de conhecimentos e habilidades em PBE, e as possíveis lacunas do conhecimento em relação a este assunto. O estudo incluiu 20 alunos e classificou os conhecimentos e habilidades deles pelo TMFF como não evidente. O questionário identificou diversas lacunas no conhecimento em relação a PBE, desde as mais básicas como não saber o conceito correto de PBE ou montar uma pergunta clínica adequadamente, até os mais avançados que envolvem epidemiologia, bioestatística e como desenvolver a PBE na prática. Sendo assim, observa-se a necessidade de estratégias que ajudem a melhorar esta realidade. O produto criado foi um aplicativo chamado fisioPBE que visa ser um guia para a prática clínica dos alunos. O conteúdo dele apresenta uma abordagem simples e introdutória sobre esta temática, estando disponível para celulares de sistema Android e IOS. É válido lembrar que o aplicativo não tem como objetivo ser a única estratégia usada para o ensino da PBE com alunos de fisioterapia, e sim um dos facilitadores nesse processo, cabendo a instituição ou professor responsável complementar com outras estratégias e materiais teóricos de sua preferência. Diante do exposto, a TE elaborada pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem destes alunos em relação a PBE e modificar o comportamento clínico dos futuros fisioterapeutas, trazendo para eles habilidades e competências consideradas atualmente como essenciais para todo profissional de saúde. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | MP4 | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prática baseada em Evidências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fisioterapia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino em Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem móvel | - |
Título: dc.title | Fisio PBE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons