Fisio PBE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorRODRIGUES, CAROLINE LOBATO-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira, Renato da Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-12T19:10:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-12T19:10:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-12-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://play.google.com/store/apps/details?id=devdiego.projeto.caroline.fisiobps&hl=pt_BR&gl=US-
identificador: dc.identifier.otherfisio PBE-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728957-
Resumo: dc.description.abstractA prática baseada em evidências (PBE) pode ser definida como o uso da evidência científica relevante para orientar a tomada de decisão clínica e otimizar os resultados de saúde dos pacientes. Sendo assim, os conhecimentos e habilidades em PBE tornaram-se indispensáveis para todos os profissionais de saúde, incluindo o fisioterapeuta. Por isso, as instituições de ensino superior devem buscar as abordagens mais eficazes para repassar esses conhecimentos e habilidades para os alunos. O uso de aplicativo por dispositivos móveis pode ser uma ferramenta de ensino importante para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desta temática. Diante disso, este estudo teve como objetivo produzir um aplicativo sobre fisioterapia baseada em evidências (FBE), a partir das lacunas identificadas nos discentes de fisioterapia e dos conhecimentos e habilidades básicos necessários para realizar a FBE encontradas na literatura. Para realizar a produção da tecnologia educativa (TE), foi feita uma pesquisa metodológica subsidiada por pesquisa quali-quantitativa, na qual alunos do 5º ano do curso de fisioterapia foram avaliados por meio do Teste Modificado de Fresno para fisioterapeutas (TMFF) e de um questionário, a fim de identificar o nível de conhecimentos e habilidades em PBE, e as possíveis lacunas do conhecimento em relação a este assunto. O estudo incluiu 20 alunos e classificou os conhecimentos e habilidades deles pelo TMFF como não evidente. O questionário identificou diversas lacunas no conhecimento em relação a PBE, desde as mais básicas como não saber o conceito correto de PBE ou montar uma pergunta clínica adequadamente, até os mais avançados que envolvem epidemiologia, bioestatística e como desenvolver a PBE na prática. Sendo assim, observa-se a necessidade de estratégias que ajudem a melhorar esta realidade. O produto criado foi um aplicativo chamado fisioPBE que visa ser um guia para a prática clínica dos alunos. O conteúdo dele apresenta uma abordagem simples e introdutória sobre esta temática, estando disponível para celulares de sistema Android e IOS. É válido lembrar que o aplicativo não tem como objetivo ser a única estratégia usada para o ensino da PBE com alunos de fisioterapia, e sim um dos facilitadores nesse processo, cabendo a instituição ou professor responsável complementar com outras estratégias e materiais teóricos de sua preferência. Diante do exposto, a TE elaborada pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem destes alunos em relação a PBE e modificar o comportamento clínico dos futuros fisioterapeutas, trazendo para eles habilidades e competências consideradas atualmente como essenciais para todo profissional de saúde.-
Tamanho: dc.format.extent2 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeMP4-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectPrática baseada em Evidências-
Palavras-chave: dc.subjectFisioterapia-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino em Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem móvel-
Título: dc.titleFisio PBE-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
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