Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará (UFPA) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Cláudia Márcia Dias da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-12T17:43:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-12T17:43:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | ClaudiaMarciaDiasdaSilva_DissertaçãoFinal | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728906 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho foi elaborado a partir da ideia de dinamizar as aulas de ensino de História no Liceu Escola de Artes e Ofícios “Mestre Raimundo Cardoso”. Localizada no Distrito de Icoaraci, município de Belém do Pará, que contém em seu currículo uma parte diversificada ligada à arte ceramista. Teoricamente, essa arte seria valorizada pela educação patrimonial presente nas aulas da parte diversificada do currículo dessa escola. Percebe-se que a arte ceramista é alijada pelos professores em suas práticas, que deixam de utilizar os saberes prévios adquiridos pelos alunos, moradores dessa comunidade, em suas aulas. Por meio da construção de uma formação continuada e de uma proposta de intervenção na prática dos professores de História, este trabalho utilizou ações voltadas para a inserção da metodologia da educação patrimonial no trato do fortalecimento da identidade dos alunos do Liceu. As dificuldades encontradas em nosso trabalho resultaram na criação do nosso produto final. Utilizando a história, a memória que cercam a produção de cerâmicas e a criação do Liceu Escola em Icoaraci, construímos um canal com vídeos, documentando nossa experiência na formação continuada no ensino de História e no trato com diversas fontes orais que recheiam a comunidade do Paracuri e, que a partir de agora, podem servir de norte para novas experiências nessa escola ou em outras que se interessarem por tal tema. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,01 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria; Ensino de História; Educação Patrimonial; Memória; Identidade; Icoaraci-PA. | pt_BR |
Título: dc.title | O Liceu-Escola e a educação ceramista no Paracuri: uma experiência de ensino de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ClaudiaMarciaDiasdaSilva_DissertaçãoFinal.pdf | 2,07 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728906/2/ClaudiaMarciaDiasdaSilva_DissertaçãoFinal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons