Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COUTINHO, MAYARA MORAES CARDOZO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CÔCO, DILZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-12T11:10:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-12T11:10:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-21 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_EBOOK_MAYARA MORAES CARDOZO COUTINHO_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728817 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este material apresenta uma sistematização da pesquisa de mestrado profissional “APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL” em que pode ser encontrado no site do programa da Educimat: https:/educimat.ifes.edu.br, buscando pela autora Coutinho (2022) ou pelo próprio título. Olá professor formador. Tudo bem? Eu sou a Mayara, uma das autoras deste livro e vou dialogar com você por meio de imagens, para melhor interagirmos. Vamos juntos?! O produto educacional foi organizado com o objetivo de contribuir com a formação docente, visando, como proposta, mostrar como o estágio supervisionado pode ser um espaço de aprendizagem, tendo um olhar em ações para a formação inicial de professores. O processo formativo aconteceu no curso de licenciatura em Matemática do Ifes campus Vitória, na disciplina de estágio supervisionado II em 2019 e visava ao processo formativo do licenciando. Para apresentarmos a proposta formativa que realizamos, organizamos este material. Esta produção foi dividida em duas partes: na primeira, evidenciamos o trabalho pedagógico, a formação de professores e a organização do estágio; e, na segunda, relatos de experiência produzidos pelo próprios licenciandos que participaram da formação conosco. Observação: Os avatares que configuram as autoras foram criados por meio do aplicativo bitmoji A primeira parte foi dividida em três capítulos. No primeiro, que chamamos de “Ponto de partida: nosso olhar”, iniciamos o nosso bate-papo com os seguintes questionamentos: De onde olhamos? Pra onde olhamos? O que buscamos? Já no segundo, tratamos dos fundamentos teóricos que nos impulsionam, assim fundamentamos nossa proposta na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, Teoria da Atividade, de Leontiev, e na Atividade Orientadora de Ensino, defendida por Moura e seus colaboradores. No desenvolvimento do terceiro capítulo, apresentamos uma síntese da ações vivenciadas e, como proposta, a organização do estágio supervisionado. Na segunda parte, relatamos experiências que foram produzidas por alguns licenciandos em parceria conosco. Esses relatos estão organizados do quinto ao oitavo capítulo e contêm experiências vivenciadas no momento do estágio. Assim, no quarto capítulo, intitulado “Planejamento e desenvolvimento de uma aula sobre o conceito de medida de comprimento na disciplina de estágio II”, a licencianda relata o seu planejamento na organização da aula sobre medida de comprimento e como foi o desenvolvimento da sua regência. No quinto, “Estágio supervisionado e experiências no ensino de triângulos”, o futuro professor destaca a importância do estágio e a contribuição que este trouxe como experiência em sala de aula, analisando os desafios que são vivenciados dentro desse ambiente. No sexto, que tem por título “Do espaço ao plano envolvendo planejamento de tarefas de ensino sobre figuras planas", a licencianda teve por objetivo apresentar seu processo de planejamento e prática de sua regência sobre figuras planas. Já no sétimo, titulado como "Relato de experiência de atividade de ensino com jogo de boliche", os licenciandos contam como foi desenvolvida uma aula que ocorreu no laboratório de matemática com alunos da EJA, utilizando o jogo de boliche para o ensino de expressões numéricas e equação de 1.º grau. Por fim, encerrando essa parte, temos o oitavo capítulo, intitulado "Ensino de equações para jovens e adultos: Uma experiência didática no estágio supervisionado". Nele é relatada pelo licenciando a sua experiência, ao planejar uma aula sobre introdução de equações. Ufa! Tanto assunto interessante, estou ansiosa paralhe contar os detalhes. Temos várias sugestões e dicas. Venha comigo nesta leitura! Convidamos você, professor formador, para aproveitar cadamomento nesta leitura e refletir sobre possibilidades dedesenvolver o estágio supervisionado como um espaço de aprendizagens para o futuro professor. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 10,61 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem da docência. Movimento formativo. Estágio supervisionado. | pt_BR |
Título: dc.title | TRABALHO PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTÁGIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: