TRABALHO PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTÁGIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOUTINHO, MAYARA MORAES CARDOZO-
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, SANDRA APARECIDA FRAGA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorCÔCO, DILZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-12T11:10:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-12T11:10:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-06-21-
identificador: dc.identifier.otherEDUCIMAT_PRODUTO EDUCACIONAL_EBOOK_MAYARA MORAES CARDOZO COUTINHO_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728817-
Resumo: dc.description.abstractEste material apresenta uma sistematização da pesquisa de mestrado profissional “APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL” em que pode ser encontrado no site do programa da Educimat: https:/educimat.ifes.edu.br, buscando pela autora Coutinho (2022) ou pelo próprio título. Olá professor formador. Tudo bem? Eu sou a Mayara, uma das autoras deste livro e vou dialogar com você por meio de imagens, para melhor interagirmos. Vamos juntos?! O produto educacional foi organizado com o objetivo de contribuir com a formação docente, visando, como proposta, mostrar como o estágio supervisionado pode ser um espaço de aprendizagem, tendo um olhar em ações para a formação inicial de professores. O processo formativo aconteceu no curso de licenciatura em Matemática do Ifes campus Vitória, na disciplina de estágio supervisionado II em 2019 e visava ao processo formativo do licenciando. Para apresentarmos a proposta formativa que realizamos, organizamos este material. Esta produção foi dividida em duas partes: na primeira, evidenciamos o trabalho pedagógico, a formação de professores e a organização do estágio; e, na segunda, relatos de experiência produzidos pelo próprios licenciandos que participaram da formação conosco. Observação: Os avatares que configuram as autoras foram criados por meio do aplicativo bitmoji A primeira parte foi dividida em três capítulos. No primeiro, que chamamos de “Ponto de partida: nosso olhar”, iniciamos o nosso bate-papo com os seguintes questionamentos: De onde olhamos? Pra onde olhamos? O que buscamos? Já no segundo, tratamos dos fundamentos teóricos que nos impulsionam, assim fundamentamos nossa proposta na Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, Teoria da Atividade, de Leontiev, e na Atividade Orientadora de Ensino, defendida por Moura e seus colaboradores. No desenvolvimento do terceiro capítulo, apresentamos uma síntese da ações vivenciadas e, como proposta, a organização do estágio supervisionado. Na segunda parte, relatamos experiências que foram produzidas por alguns licenciandos em parceria conosco. Esses relatos estão organizados do quinto ao oitavo capítulo e contêm experiências vivenciadas no momento do estágio. Assim, no quarto capítulo, intitulado “Planejamento e desenvolvimento de uma aula sobre o conceito de medida de comprimento na disciplina de estágio II”, a licencianda relata o seu planejamento na organização da aula sobre medida de comprimento e como foi o desenvolvimento da sua regência. No quinto, “Estágio supervisionado e experiências no ensino de triângulos”, o futuro professor destaca a importância do estágio e a contribuição que este trouxe como experiência em sala de aula, analisando os desafios que são vivenciados dentro desse ambiente. No sexto, que tem por título “Do espaço ao plano envolvendo planejamento de tarefas de ensino sobre figuras planas", a licencianda teve por objetivo apresentar seu processo de planejamento e prática de sua regência sobre figuras planas. Já no sétimo, titulado como "Relato de experiência de atividade de ensino com jogo de boliche", os licenciandos contam como foi desenvolvida uma aula que ocorreu no laboratório de matemática com alunos da EJA, utilizando o jogo de boliche para o ensino de expressões numéricas e equação de 1.º grau. Por fim, encerrando essa parte, temos o oitavo capítulo, intitulado "Ensino de equações para jovens e adultos: Uma experiência didática no estágio supervisionado". Nele é relatada pelo licenciando a sua experiência, ao planejar uma aula sobre introdução de equações. Ufa! Tanto assunto interessante, estou ansiosa paralhe contar os detalhes. Temos várias sugestões e dicas. Venha comigo nesta leitura! Convidamos você, professor formador, para aproveitar cadamomento nesta leitura e refletir sobre possibilidades dedesenvolver o estágio supervisionado como um espaço de aprendizagens para o futuro professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent10,61 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem da docência. Movimento formativo. Estágio supervisionado.pt_BR
Título: dc.titleTRABALHO PEDAGÓGICO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NO ESTÁGIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇAO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino