Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | PESSOA, MONALIZA DOS SANTOS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Jofre Jacob da Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:53:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-11T19:53:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | monaliza santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728777 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação médica brasileira vem gradualmente implementando mudanças curriculares como forma de adaptação às demandas sociais por profissionais críticos e vinculados à realidade social que o cerca, destaca-se a estimulação da integração saúde-serviço. Entretanto, há relatos de diversas dificuldades envolvendo a implementação efetiva dessa integração. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar se as estratégias utilizadas pelos docentes do primeiro e segundo ano do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no módulo Gestão, Interação, Ensino, Serviço e Comunidade (GIESC), elaborada com base na integração ensino-serviço, estão sendo adequadas para o desenvolvimento das competências delimitadas no projeto pedagógico da universidade. Abordaram-se 162 alunos, matriculados regularmente no primeiro ao quarto semestre, e foi aplicado um questionário anônimo, contendo 23 itens, que trata de diferentes aspectos do módulo, incluindo a sua efetividade no ensino das habilidades e competências propostas. Como resultado, os estudantes relataram que há contribuição do GIESC para os serviços do Sistema Único de Saúde, assim como há estímulo de ações de promoção e prevenção de saúde para a comunidade. Além disso, a maioria das competências e habilidades por semestre foi bem desenvolvida. Por outro lado, houve respostas que indicaram uma menor integração multiprofissional, pouca capacitação pedagógica de docentes quanto ao módulo, falha na comunicação entre professores e alunos e inadequação parcial da estrutura física da Unidade Básica de Saúde. Desse modo, verificou-se que a opinião discente é positiva, porém há necessidade de melhorias, visando o aumento da formação de médicos éticos e mais humanizados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 649 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Integração Ensino-Serviço | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SUS | pt_BR |
Título: dc.title | ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO EIXO INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
monaliza santos.pdf | 648,88 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728777/2/monaliza santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons