ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO EIXO INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPESSOA, MONALIZA DOS SANTOS-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas, Jofre Jacob da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-11T19:53:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-11T19:53:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
identificador: dc.identifier.othermonaliza santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728777-
Resumo: dc.description.abstractA educação médica brasileira vem gradualmente implementando mudanças curriculares como forma de adaptação às demandas sociais por profissionais críticos e vinculados à realidade social que o cerca, destaca-se a estimulação da integração saúde-serviço. Entretanto, há relatos de diversas dificuldades envolvendo a implementação efetiva dessa integração. Dessa forma, o presente estudo objetiva analisar se as estratégias utilizadas pelos docentes do primeiro e segundo ano do curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no módulo Gestão, Interação, Ensino, Serviço e Comunidade (GIESC), elaborada com base na integração ensino-serviço, estão sendo adequadas para o desenvolvimento das competências delimitadas no projeto pedagógico da universidade. Abordaram-se 162 alunos, matriculados regularmente no primeiro ao quarto semestre, e foi aplicado um questionário anônimo, contendo 23 itens, que trata de diferentes aspectos do módulo, incluindo a sua efetividade no ensino das habilidades e competências propostas. Como resultado, os estudantes relataram que há contribuição do GIESC para os serviços do Sistema Único de Saúde, assim como há estímulo de ações de promoção e prevenção de saúde para a comunidade. Além disso, a maioria das competências e habilidades por semestre foi bem desenvolvida. Por outro lado, houve respostas que indicaram uma menor integração multiprofissional, pouca capacitação pedagógica de docentes quanto ao módulo, falha na comunicação entre professores e alunos e inadequação parcial da estrutura física da Unidade Básica de Saúde. Desse modo, verificou-se que a opinião discente é positiva, porém há necessidade de melhorias, visando o aumento da formação de médicos éticos e mais humanizados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent649 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntegração Ensino-Serviçopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSUSpt_BR
Título: dc.titleESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO EIXO INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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