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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MOURA, MARCELLA LACERDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Palácios, Vera Regina da Cunha Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Domingues, Robson José de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:47:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-11T19:47:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | marcella lacerda | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728757 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A formação em saúde na modalidade de residência possui uma dinâmica multifatorial, onde estão reunidos os conhecimentos pedagógicos e as relações interpessoais, que requerem dos envolvidos um olhar diferenciado e sensível à dinamicidade do processo, exigindo escuta, flexibilidade, disponibilidade e pró-atividade. Objetivos: Descrever o processo de formação na residência de Enfermagem Obstétrica em relação à organização didática pedagógica sob a ótica de Egressos. Metodologia: Foi aplicado um questionário online aos Egressos de uma Universidade pública federal do Pará, no período de Maio a Julho de 2022. Os dados foram analisados em tabelas e as frequencias absolutas e percentuais foram descritas para as variáveis categóricas encontradas. Resultados: A amostra foi de 57 Egressos, maioria do sexo feminino (91,23%), com idade média de 31 anos. A formação oferecida foi considerada muito boa ou boa nas variáveis: Qualidade dos professores (84%) e currículo oferecido (72%). Avaliada como regular: Qualidade dos preceptores (30%); Integração ensino-serviço (32%) e metodologias utilizadas (46%). Considerados satisfatórios: O aprendizado (54%), Campos de estágio (61%). Considerados insatisfatórios o acervo bibliográfico (57%) e discussão de estudo de casos (52%). Em relação às habilidades: Plenamente desenvolvidas: habilidades de atuação baseada nas normas de humanização e atuação no trabalho de parto ativo (98%). Parcialmente desenvolvidas: Comunicação de noticias ruins (58%); Trabalhar com fluxogramas (58%) e atuação junto ao recém nascido (53%). Em relação à satisfação com o curso: Muito satisfeitos (38,6 %); satisfeitos (52,6%), pouco satisfeitos (8,8%). Conclusão: O programa de residência de Enfermagem Obstétrica possui um nível de formação de qualidade, porém necessita de ajustes para melhor consolidação do processo de formação dos Residentes,preparando profissionais mais aptos, críticos e humanos na atuação junto à mulher. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6.133 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Residência em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem Obstétrica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Capacitação de recursos humanos em saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Internato e residência | pt_BR |
Título: dc.title | FORMAÇÃO NA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
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marcella lacerda.pdf | 6,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728757/2/marcella lacerda.pdfDownload |
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