FORMAÇÃO NA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA DOS EGRESSOS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMOURA, MARCELLA LACERDA-
Autor(es): dc.contributor.authorPalácios, Vera Regina da Cunha Menezes-
Autor(es): dc.contributor.authorDomingues, Robson José de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-11T19:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-11T19:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
identificador: dc.identifier.othermarcella lacerdapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728757-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: A formação em saúde na modalidade de residência possui uma dinâmica multifatorial, onde estão reunidos os conhecimentos pedagógicos e as relações interpessoais, que requerem dos envolvidos um olhar diferenciado e sensível à dinamicidade do processo, exigindo escuta, flexibilidade, disponibilidade e pró-atividade. Objetivos: Descrever o processo de formação na residência de Enfermagem Obstétrica em relação à organização didática pedagógica sob a ótica de Egressos. Metodologia: Foi aplicado um questionário online aos Egressos de uma Universidade pública federal do Pará, no período de Maio a Julho de 2022. Os dados foram analisados em tabelas e as frequencias absolutas e percentuais foram descritas para as variáveis categóricas encontradas. Resultados: A amostra foi de 57 Egressos, maioria do sexo feminino (91,23%), com idade média de 31 anos. A formação oferecida foi considerada muito boa ou boa nas variáveis: Qualidade dos professores (84%) e currículo oferecido (72%). Avaliada como regular: Qualidade dos preceptores (30%); Integração ensino-serviço (32%) e metodologias utilizadas (46%). Considerados satisfatórios: O aprendizado (54%), Campos de estágio (61%). Considerados insatisfatórios o acervo bibliográfico (57%) e discussão de estudo de casos (52%). Em relação às habilidades: Plenamente desenvolvidas: habilidades de atuação baseada nas normas de humanização e atuação no trabalho de parto ativo (98%). Parcialmente desenvolvidas: Comunicação de noticias ruins (58%); Trabalhar com fluxogramas (58%) e atuação junto ao recém nascido (53%). Em relação à satisfação com o curso: Muito satisfeitos (38,6 %); satisfeitos (52,6%), pouco satisfeitos (8,8%). Conclusão: O programa de residência de Enfermagem Obstétrica possui um nível de formação de qualidade, porém necessita de ajustes para melhor consolidação do processo de formação dos Residentes,preparando profissionais mais aptos, críticos e humanos na atuação junto à mulher.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.133 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectResidência em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnfermagem Obstétricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação profissional em Saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectCapacitação de recursos humanos em saúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectInternato e residênciapt_BR
Título: dc.titleFORMAÇÃO NA RESIDÊNCIA DE ENFERMAGEM OBSTÉTRICA EM RELAÇÃO À ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA PEDAGÓGICA SOB A ÓTICA DOS EGRESSOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
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