Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros, Larissa Cristina Machado De | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Portella, Márcia Bitar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:35:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-11T19:35:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | larissa barros | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728737 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: Em março de 2020 o mundo foi impactado com a chegada do vírus SARS COV-2, que mudou a vida das pessoas e o ritmo operacional das instituições de ensino. Esse fenômeno epidemiológico causou mudanças no processo ensino aprendizagem de tal forma, que muitas instituições foram mobilizadas para o desenvolvimento de atividades curriculares alternativas. O diagnóstico das repercussões no processo de aprendizagem durante a pandemia precisa ser considerado pela comunidade acadêmica, em razão da necessidade de rever as estratégias educacionais para o período pós-pandemia. Objetivo: Analisar as experiências de docentes de um curso de medicina, em tempos de pandemia,quanto às estratégias educacionais adotadas e desenvolver um guia de estratégias educacionais baseado nessas experiências. Método: Estudo metodológico realizado em duas etapas: diagnóstico situacional em por meio de um estudo transversal com abordagem quantitativa e produção de tecnologia. Resultados: Com base no diagnóstico situacional, constatou-se que na experiência dos docentes, o aprendizado por meio do ensino remoto é possível, em algumas áreas do conhecimento, desde que haja planejamento adequado para atender aos objetivos de aprendizagem, mas, para a formação médica, a maioria dos docentes concorda com a necessidade do retorno às atividades presenciais, sobretudo as práticas. Nesse sentido foi produzido um guia de estratégias educacionais, organizado segundo as unidades curriculares do curso. Conclusão: Os docentes referiram que as metodologias ativas podem ser adaptadas e contribuem com o aprendizadodesde que adequadamente selecionadas, mas que não substituem as aulas presenciais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.063 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pandemia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Médica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias educacionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
Título: dc.title | EstratED: Guia de estratégias educacionais para cursos de medicina | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
larissa barros.pdf | 1,06 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728737/2/larissa barros.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons