EstratED: Guia de estratégias educacionais para cursos de medicina

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Larissa Cristina Machado De-
Autor(es): dc.contributor.authorPortella, Márcia Bitar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-11T19:35:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-11T19:35:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
identificador: dc.identifier.otherlarissa barrospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728737-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: Em março de 2020 o mundo foi impactado com a chegada do vírus SARS COV-2, que mudou a vida das pessoas e o ritmo operacional das instituições de ensino. Esse fenômeno epidemiológico causou mudanças no processo ensino aprendizagem de tal forma, que muitas instituições foram mobilizadas para o desenvolvimento de atividades curriculares alternativas. O diagnóstico das repercussões no processo de aprendizagem durante a pandemia precisa ser considerado pela comunidade acadêmica, em razão da necessidade de rever as estratégias educacionais para o período pós-pandemia. Objetivo: Analisar as experiências de docentes de um curso de medicina, em tempos de pandemia,quanto às estratégias educacionais adotadas e desenvolver um guia de estratégias educacionais baseado nessas experiências. Método: Estudo metodológico realizado em duas etapas: diagnóstico situacional em por meio de um estudo transversal com abordagem quantitativa e produção de tecnologia. Resultados: Com base no diagnóstico situacional, constatou-se que na experiência dos docentes, o aprendizado por meio do ensino remoto é possível, em algumas áreas do conhecimento, desde que haja planejamento adequado para atender aos objetivos de aprendizagem, mas, para a formação médica, a maioria dos docentes concorda com a necessidade do retorno às atividades presenciais, sobretudo as práticas. Nesse sentido foi produzido um guia de estratégias educacionais, organizado segundo as unidades curriculares do curso. Conclusão: Os docentes referiram que as metodologias ativas podem ser adaptadas e contribuem com o aprendizadodesde que adequadamente selecionadas, mas que não substituem as aulas presenciais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.063 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPandemiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Médicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias educacionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
Título: dc.titleEstratED: Guia de estratégias educacionais para cursos de medicinapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons