NARRATIVAS INDÍGENAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlessandra, Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-11T19:48:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-11T19:48:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherNARRATIVAS INDÍGENAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728678-
Resumo: dc.description.abstractA presente investigação analisa narrativas indígenas presentes em livros didáticos de História, em duas coleções pertencentes ao Plano Nacional do Livro Didático, PNLD 2020, especificamente do 6o e 7o ano do Ensino Fundamental. Foram analisadas as coleções História, sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Jr., e Teláris, de Cláudio Vicentino, para posterior produção de material didático digital, onde narrativas indígenas são essenciais para compreender a História a partir do que contam os próprios indígenas. Foi necessário, para isso, realizar uma reflexão sobre a legislação educacional referente ao ensino de história e cultura indígena, destaque para as Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei 11.645 de 2008, desenvolvidas como resultado de reivindicações dos movimentos sociais que buscam equidade no sistema educacional e que portanto, desconstroem padrões estereotipados relacionados aos povos indígenas no Brasil. A partir de intelectuais indígenas como Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Gersem Baniwa, em diálogo com historiadores como Walter Benjamin, Edward Thompson e Circe Bittencourt, foram analisados exemplos dos livros didáticos quanto à sua perspectiva, ou seja, se e como propõem o estudo de narrativas indígenas. Constatou-se que há uma mudança em curso nas formas de apresentar a temática indígena, advinda tanto das discussões acadêmicas e escolares, quanto das legislações antirracistas vigentes. Detectados alguns avanços necessários, foi produzido material didático digital como proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, explorando temas como a História do contato e as diversidades indígenas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLei 11.645 de 2008pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativaspt_BR
Título: dc.titleNARRATIVAS INDÍGENAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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