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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Alessandra, Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-11T19:48:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-11T19:48:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | NARRATIVAS INDÍGENAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728678 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente investigação analisa narrativas indígenas presentes em livros didáticos de História, em duas coleções pertencentes ao Plano Nacional do Livro Didático, PNLD 2020, especificamente do 6o e 7o ano do Ensino Fundamental. Foram analisadas as coleções História, sociedade e cidadania, de Alfredo Boulos Jr., e Teláris, de Cláudio Vicentino, para posterior produção de material didático digital, onde narrativas indígenas são essenciais para compreender a História a partir do que contam os próprios indígenas. Foi necessário, para isso, realizar uma reflexão sobre a legislação educacional referente ao ensino de história e cultura indígena, destaque para as Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígenas na Educação Básica, em decorrência da Lei 11.645 de 2008, desenvolvidas como resultado de reivindicações dos movimentos sociais que buscam equidade no sistema educacional e que portanto, desconstroem padrões estereotipados relacionados aos povos indígenas no Brasil. A partir de intelectuais indígenas como Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Gersem Baniwa, em diálogo com historiadores como Walter Benjamin, Edward Thompson e Circe Bittencourt, foram analisados exemplos dos livros didáticos quanto à sua perspectiva, ou seja, se e como propõem o estudo de narrativas indígenas. Constatou-se que há uma mudança em curso nas formas de apresentar a temática indígena, advinda tanto das discussões acadêmicas e escolares, quanto das legislações antirracistas vigentes. Detectados alguns avanços necessários, foi produzido material didático digital como proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, explorando temas como a História do contato e as diversidades indígenas. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Indígenas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lei 11.645 de 2008 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativas | pt_BR |
Título: dc.title | NARRATIVAS INDÍGENAS NAS AULAS DE HISTÓRIA: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL DIGITAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ALESSANDRA GOMES - PROFHISTORIA UDESC.pdf | 10,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728678/2/ALESSANDRA GOMES - PROFHISTORIA UDESC.pdfDownload |
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