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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pricila, Bechtloff | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T20:56:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T20:56:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | DIREITOS HUMANOS, ENSINO DE HISTÓRIA E A METODOLOGIA WORLD CAFÉ − UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.B. MARIA RITA FLOR-BOMBINHAS/SC | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma experiência vivenciada por uma professora e seus estudantes em aulas de História, que utilizaram uma metodologia conhecida como World Café. A presente dissertação levantou a seguinte questão: em que medida o World Café, entendido como um método de diálogo, pode contribuir com a aprendizagem dos estudantes sobre a temática Direitos Humanos? A fim de conhecer suas potencialidades e limites em ações didáticas (entre outras questões), o World Café é um método onde os participantes dividem-se em grupos e, ao redor de uma mesa, debatem questões estabelecidas a partir de um tema comum. Os grupos circulam em diferentes mesas e recebem instruções de um “anfitrião” que fica responsável por repassar aos participantes informações sobre o debate. Ao final é feito o compartilhamento das respostas e reflexões. O método foi criado nos EUA, em 1995, por Juanita Brown e David Isaacs, a opção em investigar esta metodologia surgiu após refletir que aprender e ensinar história pode ser de forma significativa e prazerosa. A pesquisa foi desenvolvida na E.E.B Maria Rita Flor, localizada no município de Bombinhas (SC). Assim, o desenvolvimento da pesquisa ocorreu através da realização de uma sequência didática para uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, utilizando o World Café e tendo como tema central os Direitos Humanos. Os assuntos trabalhados estão relacionados a temas, como racismo, escravidão moderna, direito à educação e o próprio conceito de direitos humanos. A proposta foi estudar a temática possibilitando aos estudantes o conhecimento sobre o que são os direitos humanos, porque é importante estudá-lo, e, consequentemente, apresentar a eles seus direitos, procurando desenvolver a empatia. A investigação tem como base os estudos de autoras, como Flávia Caimi, Vera Candau, Ana Maria Monteiro, na área de ensino de história; Paulo Freire, bell hooks com e os estudos educacionais. Após a realização da sequência didática, foi descrito como ocorreu o desenvolvimento das atividades, analisando o material produzido pelos estudantes: registros feitos durante o World Café, cartazes para a apresentação e produção textual, avaliando o resultado do processo, identificando as potencialidades do método, se utilizado nas aulas de história. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | World Café | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Título: dc.title | DIREITOS HUMANOS, ENSINO DE HISTÓRIA E A METODOLOGIA WORLD CAFÉ − UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DO 3o ANO ENSINO MÉDIO DA E.E.B. MARIA RITA FLOR-BOMBINHAS/SC | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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PRICILA BECHTLOFF - PROFHISTORIAUDESC.pdf | 2.03 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728561/2/PRICILA BECHTLOFF - PROFHISTORIAUDESC.pdfDownload |
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