Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Laís Sena | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Andriolo, Regis Bruni | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:34:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T19:34:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | lais leal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728558 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A vivência acadêmica traz desafios que podem, em determinados contextos, propiciar o surgimento dos transtornos de ansiedade. Objetivos: Verificar a prevalência de transtornos de ansiedade em graduandos dos cursos de saúde em uma Universidade Pública do Estado do Pará; verificar a relação entre transtorno de ansiedade, suporte social recebido, fatores socioeconômicos e demográficos. Metodologia: A pesquisa foi quantitativa analítica observacional transversal, realizada junto aos graduandos dos seguintes cursos das ciências da saúde: Terapia ocupacional, educação física, biomedicina, medicina e fisioterapia, através de pesquisa de campo, com aplicação de questionário online, no período de fevereiro a julho de 2021, utilizando como variável primária a aplicação da Escala de Hamilton para Avaliação da Ansiedade, e como variáveis secundárias, a Escala de Satisfação com o Suporte Social e a variável socioeconômica cultural, através de questionário. Resultados: No que se relaciona à maior prevalência dos transtornos de ansiedade detectou-se, que foi maior nos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, maior junto aos acadêmicos que cursavam 3º e 2º anos, maior no sexo feminino, além disso, mostrou que quanto menor renda individual média dos acadêmicos, e os que contavam com menor suporte social recebido, maiores foram os escores para transtornos de ansiedade. Conclusão: A pesquisa revelou associações entre a prevalência dos transtornos de ansiedade nos cursos da área da saúde e os fatores que colaboram para este quadro. É imprescindível que os discentes e o corpo docente busque o melhor direcionamento do acadêmico a fim de prevenir os agravos associados a esta patologia. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 2.256 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transtornos de ansiedade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde | - |
Palavras-chave: dc.subject | Apoio Social | - |
Título: dc.title | Guia prático para prevenção de agravos dos transtornos de ansiedade nas instituições de ensino superior | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
lais leal.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728558/2/lais leal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons