
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Leal, Laís Sena | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Andriolo, Regis Bruni | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:34:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T19:34:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | lais leal | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728558 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Introdução: A vivência acadêmica traz desafios que podem, em determinados contextos, propiciar o surgimento dos transtornos de ansiedade. Objetivos: Verificar a prevalência de transtornos de ansiedade em graduandos dos cursos de saúde em uma Universidade Pública do Estado do Pará; verificar a relação entre transtorno de ansiedade, suporte social recebido, fatores socioeconômicos e demográficos. Metodologia: A pesquisa foi quantitativa analítica observacional transversal, realizada junto aos graduandos dos seguintes cursos das ciências da saúde: Terapia ocupacional, educação física, biomedicina, medicina e fisioterapia, através de pesquisa de campo, com aplicação de questionário online, no período de fevereiro a julho de 2021, utilizando como variável primária a aplicação da Escala de Hamilton para Avaliação da Ansiedade, e como variáveis secundárias, a Escala de Satisfação com o Suporte Social e a variável socioeconômica cultural, através de questionário. Resultados: No que se relaciona à maior prevalência dos transtornos de ansiedade detectou-se, que foi maior nos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, maior junto aos acadêmicos que cursavam 3º e 2º anos, maior no sexo feminino, além disso, mostrou que quanto menor renda individual média dos acadêmicos, e os que contavam com menor suporte social recebido, maiores foram os escores para transtornos de ansiedade. Conclusão: A pesquisa revelou associações entre a prevalência dos transtornos de ansiedade nos cursos da área da saúde e os fatores que colaboram para este quadro. É imprescindível que os discentes e o corpo docente busque o melhor direcionamento do acadêmico a fim de prevenir os agravos associados a esta patologia. | - |
| Tamanho: dc.format.extent | 2.256 KB | - |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
| Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transtornos de ansiedade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes de Ciências da Saúde | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Apoio Social | - |
| Título: dc.title | Guia prático para prevenção de agravos dos transtornos de ansiedade nas instituições de ensino superior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
| Aparece nas coleções: | Ferramentas | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| lais leal.pdf | 2.26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728558/2/lais leal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons