Guia prático para prevenção de agravos dos transtornos de ansiedade nas instituições de ensino superior

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorLeal, Laís Sena-
Autor(es): dc.contributor.authorAndriolo, Regis Bruni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-10T19:34:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-10T19:34:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
identificador: dc.identifier.otherlais leal-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728558-
Resumo: dc.description.abstractIntrodução: A vivência acadêmica traz desafios que podem, em determinados contextos, propiciar o surgimento dos transtornos de ansiedade. Objetivos: Verificar a prevalência de transtornos de ansiedade em graduandos dos cursos de saúde em uma Universidade Pública do Estado do Pará; verificar a relação entre transtorno de ansiedade, suporte social recebido, fatores socioeconômicos e demográficos. Metodologia: A pesquisa foi quantitativa analítica observacional transversal, realizada junto aos graduandos dos seguintes cursos das ciências da saúde: Terapia ocupacional, educação física, biomedicina, medicina e fisioterapia, através de pesquisa de campo, com aplicação de questionário online, no período de fevereiro a julho de 2021, utilizando como variável primária a aplicação da Escala de Hamilton para Avaliação da Ansiedade, e como variáveis secundárias, a Escala de Satisfação com o Suporte Social e a variável socioeconômica cultural, através de questionário. Resultados: No que se relaciona à maior prevalência dos transtornos de ansiedade detectou-se, que foi maior nos cursos de Terapia Ocupacional e Educação Física, maior junto aos acadêmicos que cursavam 3º e 2º anos, maior no sexo feminino, além disso, mostrou que quanto menor renda individual média dos acadêmicos, e os que contavam com menor suporte social recebido, maiores foram os escores para transtornos de ansiedade. Conclusão: A pesquisa revelou associações entre a prevalência dos transtornos de ansiedade nos cursos da área da saúde e os fatores que colaboram para este quadro. É imprescindível que os discentes e o corpo docente busque o melhor direcionamento do acadêmico a fim de prevenir os agravos associados a esta patologia.-
Tamanho: dc.format.extent2.256 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectTranstornos de ansiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes de Ciências da Saúde-
Palavras-chave: dc.subjectApoio Social-
Título: dc.titleGuia prático para prevenção de agravos dos transtornos de ansiedade nas instituições de ensino superior-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons