FEEDBACK COMO FERRAMENTA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: na prática de residência em enfermagem

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Pará-
Autor(es): dc.contributor.authorSALES JUNIOR, CARLOS ANTONIO FARIAS-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Ilma Pastana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-10T19:14:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-10T19:14:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-10-
identificador: dc.identifier.othercarlos sales-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728557-
Resumo: dc.description.abstractObjetivo: O presente estudo objetiva, descrever o processo de feedback formativo em residência de enfermagem sob a perspectiva do preceptor. Verificando saberes e práticas dos preceptores de enfermagem sobre feedback formativo em residência de enfermagem, assim como identificar as dificuldades destes educadores para realizar feedback formativo. Foi definido uma tecnologia de formação sobre feedback formativo para esses preceptores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo ação, com o apoio do arco de Charles Maguerez. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal. A análise dos dados está embasada por Bardin, categorizados pelo programa/aplicativo Iramuteq. Resultados: emergiram três categorias relacionadas ao tema: A) Saberes e práticas em relação ao feedback formativo; no qual foi possível vislumbrar que o feedback, em sua grande maioria, era executado ao fim da atuação do residente, sendo assim, muitas vezes negativo e inoportuno; B) Dinâmica e fragilidades na relação residente e preceptor; Sendo possível identificar a dificuldade dos preceptores de enfermagem em adaptar-se a sua realidade e uma maior necessidade de aproximação dos atores envolvidos no processo de preceptoria (preceptores, residente, tutor e coordenador). Como última categoria, destaca-se: C) a formação para preceptoria de residência em enfermagem; onde foi evidenciada a falta de formação dos enfermeiros preceptores para exercer tal função, assim como a necessidade de educação permanente, preferencialmente de forma híbrida, pois, segundo os participantes, seria a forma mais adequada para a rotina desses profissionais. Considerações finais: há necessidade de se repensar a formação docente para preceptores de enfermagem, como foi evidenciado neste estudo. Como produto desta pesquisa foi elaborado um ebook sobre feedback formativo a partir dos resultados encontrados.-
Tamanho: dc.format.extent1.588 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectFeedback formativo,-
Palavras-chave: dc.subjectinternato não médico-
Palavras-chave: dc.subjectenfermagem-
Palavras-chave: dc.subjectpreceptoria-
Título: dc.titleFEEDBACK COMO FERRAMENTA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: na prática de residência em enfermagem-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseMESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Técnico PPGESA UEPA-
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