Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SALES JUNIOR, CARLOS ANTONIO FARIAS | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Ilma Pastana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-10T19:14:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-10T19:14:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | carlos sales | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728557 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivo: O presente estudo objetiva, descrever o processo de feedback formativo em residência de enfermagem sob a perspectiva do preceptor. Verificando saberes e práticas dos preceptores de enfermagem sobre feedback formativo em residência de enfermagem, assim como identificar as dificuldades destes educadores para realizar feedback formativo. Foi definido uma tecnologia de formação sobre feedback formativo para esses preceptores. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa, do tipo ação, com o apoio do arco de Charles Maguerez. A coleta de dados foi realizada através de grupo focal. A análise dos dados está embasada por Bardin, categorizados pelo programa/aplicativo Iramuteq. Resultados: emergiram três categorias relacionadas ao tema: A) Saberes e práticas em relação ao feedback formativo; no qual foi possível vislumbrar que o feedback, em sua grande maioria, era executado ao fim da atuação do residente, sendo assim, muitas vezes negativo e inoportuno; B) Dinâmica e fragilidades na relação residente e preceptor; Sendo possível identificar a dificuldade dos preceptores de enfermagem em adaptar-se a sua realidade e uma maior necessidade de aproximação dos atores envolvidos no processo de preceptoria (preceptores, residente, tutor e coordenador). Como última categoria, destaca-se: C) a formação para preceptoria de residência em enfermagem; onde foi evidenciada a falta de formação dos enfermeiros preceptores para exercer tal função, assim como a necessidade de educação permanente, preferencialmente de forma híbrida, pois, segundo os participantes, seria a forma mais adequada para a rotina desses profissionais. Considerações finais: há necessidade de se repensar a formação docente para preceptores de enfermagem, como foi evidenciado neste estudo. Como produto desta pesquisa foi elaborado um ebook sobre feedback formativo a partir dos resultados encontrados. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 1.588 KB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback formativo, | - |
Palavras-chave: dc.subject | internato não médico | - |
Palavras-chave: dc.subject | enfermagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | preceptoria | - |
Título: dc.title | FEEDBACK COMO FERRAMENTA DA AVALIAÇÃO FORMATIVA: na prática de residência em enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | - |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO ENSINO EM SAÚDE NA AMAZÔNIA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Técnico PPGESA UEPA | - |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
carlos sales.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728557/2/carlos sales.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons