
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Geison Marcelino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-09T18:48:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-09T18:48:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | "EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS": o uso do rock como recurso didático nas aulas de história | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728459 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo analisar o uso de canções, especificamente o Rock, como recurso didático para o Ensino de História. Entendemos a música como fonte e como narrativa histórica potencialmente úteis para a prática educativa. Este trabalho é uma contribuição da linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Nosso recorte temporal foi a segunda metade do século XX, na qual se iniciou a produção do Rock brasileiro. Para realizarmos este trabalho foi elaborada uma pesquisa de campo na Escola Felisberto de Carvalho, localizada em Caruaru. Também foi feita uma pesquisa bibliográfica acompanhada do levantamento do Estado da Arte sobre o uso da canção como recurso didático para a História escolar. Esta dissertação culminou com a produção de um aplicativo mobile para o uso dos professores com orientações metodológicas sobre o uso da canção rock nas aulas de História. A canção popular é aqui pensada como uma ferramenta pedagógica que permite ensinar a pensar historicamente. O uso do gênero rock se justifica pela possibilidade de ampliar a audição dos educandos e da canção como documento histórico. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Canção popular | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Rock | pt_BR |
| Título: dc.title | "EU NASCI HÁ DEZ MIL ANOS ATRÁS": o uso do rock como recurso didático nas aulas de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - Geison Marcelino Barbosa - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 2,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728459/1/DISSERTAÇÃO - Geison Marcelino Barbosa - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: