OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Aluísio Gomes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-09T18:02:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-09T18:02:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherOS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aulapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728457-
Resumo: dc.description.abstractA dissertação estuda como são abordados os temas relativos aos movimentos revolucionários ocorridos em Pernambuco no século XIX nos livros didáticos de História aprovados do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ensino Fundamental (Anos Finais) para período de 2020-2023 e como podem ser trabalhados pelo docente em sala de aula, através de um conjunto de sequências didáticas. A presente dissertação teve origem a partir das reflexões sobre minha prática docente (1990) na rede básica de ensino do Estado de Pernambuco (pública e privada). Diante das questões relativas à prática didática, despertou-me o interesse de pesquisar como a História de Pernambuco, especificamente, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador de 1820, são abordadas nas coleções destinadas aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tal, a dissertação se debruça sobre as onze coleções, tendo por referencial teórico o conceito de Transposição Didática, formulada pelo Yves Chevallard. O trabalho também lançará mão dos conceitos de saber histórico escolar, revolução e revolta e dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo para entender o lugar do debate sobre a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador nos Livros didáticos de História. Como resultado, identificamos que a Revolução Pernambucana é um tema recorrente em dez coleções, enquanto que a Revolta do Rodeador não é mencionada em nenhuma coleção. Nesse sentido, o produto da dissertação é um produto pedagógico, que permite o planejamento de ações para explorar em sala de aula essa dimensão das revoltas, logo, o nosso produto é um conjunto de sequências didáticas que oferecem propostas de trabalho com a temática para a sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,5Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlivro didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecttransposição didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrevolução pernambucana de 1817pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectrevolta do rodeadorpt_BR
Título: dc.titleOS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aulapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos