
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Coelho, Aluísio Gomes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-09T18:02:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-09T18:02:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728457 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A dissertação estuda como são abordados os temas relativos aos movimentos revolucionários ocorridos em Pernambuco no século XIX nos livros didáticos de História aprovados do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ensino Fundamental (Anos Finais) para período de 2020-2023 e como podem ser trabalhados pelo docente em sala de aula, através de um conjunto de sequências didáticas. A presente dissertação teve origem a partir das reflexões sobre minha prática docente (1990) na rede básica de ensino do Estado de Pernambuco (pública e privada). Diante das questões relativas à prática didática, despertou-me o interesse de pesquisar como a História de Pernambuco, especificamente, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador de 1820, são abordadas nas coleções destinadas aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tal, a dissertação se debruça sobre as onze coleções, tendo por referencial teórico o conceito de Transposição Didática, formulada pelo Yves Chevallard. O trabalho também lançará mão dos conceitos de saber histórico escolar, revolução e revolta e dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo para entender o lugar do debate sobre a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador nos Livros didáticos de História. Como resultado, identificamos que a Revolução Pernambucana é um tema recorrente em dez coleções, enquanto que a Revolta do Rodeador não é mencionada em nenhuma coleção. Nesse sentido, o produto da dissertação é um produto pedagógico, que permite o planejamento de ações para explorar em sala de aula essa dimensão das revoltas, logo, o nosso produto é um conjunto de sequências didáticas que oferecem propostas de trabalho com a temática para a sala de aula. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 7,5Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | livro didático | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | transposição didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | revolução pernambucana de 1817 | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | revolta do rodeador | pt_BR |
| Título: dc.title | OS MOVIMENTOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA E O TRABALHO DOCENTE : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - Aluísio Gomes Coelho - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 7,6 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728457/1/DISSERTAÇÃO - Aluísio Gomes Coelho - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: