
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Pires, Márjorie Maria Carneiro | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-09T17:48:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-09T17:48:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PROFESSORES DE HISTÓRIA E AS MÍDIAS DIGITAIS: possibilidades ao Ensino de História | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728437 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa tem o intuito de averiguar a produção de conteúdos de História nas mídias digitais por professores de História da educação básica de Pernambuco. Parte-se da premissa de que o mundo digital é uma realidade que interfere e reconfigura as possibilidades educativas, haja vista as mudanças ocasionadas pelo advento da formação da Sociedade em Rede e da cibercultura. Desta forma, o trabalho dialoga com a História Pública e Digital, ao apresentar as mídias digitais como novos espaços de atuação do professor de História, na medida em que ele pode contribuir com novas formas de construção e disposição do conhecimento histórico a um público amplo. Assim, inicialmente apresentamos uma discussão teórica acerca da sociedade em rede e da influência do mundo digital sobre a educação brasileira, especificamente sobre o Ensino de História, em seguida, tratamos da História Pública e Digital e das inovações desencadeadas à (re)estruturação e à divulgação do conhecimento histórico. Por fim, dedicamo-nos a analisar a atuação de professores de história nas mídias digitais, considerando-os como agentes da história pública e digital. Essa análise foi feita em duas etapas, primeiro através de um formulário eletrônico desenvolvido no google forms para realizar um levantamento do perfil e das produções dos docentes que se engajam no mundo digital, e depois através de entrevistas realizadas com três professores selecionados. Por meio das entrevistas concedidas elaboramos o produto didático desta dissertação, o livro intitulado “Conversas com professores: uso das mídias digitais no Ensino de História”, em que são apresentadas as vivências digitais dos docentes que se dedicam a fomentar o conhecimento histórico no mundo digital, socializando-as a fim de contribuir com o ensino e a aprendizagem em História. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2Mb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | história Pública e Digital | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | mídias digitais | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | saberes e práticas docentes | pt_BR |
| Título: dc.title | PROFESSORES DE HISTÓRIA E AS MÍDIAS DIGITAIS: possibilidades ao Ensino de História | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| DISSERTAÇÃO - Márjorie Maria Carneiro Pires - ProfHistória UFPE.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 2,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728437/1/DISSERTAÇÃO - Márjorie Maria Carneiro Pires - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
| PRODUTO PEDAGÓGICO - Márjorie Maria Carneiro Pires - ProfHistória UFPE.pdf | Produto Pedagógico em Ensino de História - ProfHistória - UFPE, 2022 | 13,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728437/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Márjorie Maria Carneiro Pires - ProfHistória UFPE.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: