O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MITOLOGIA IORUBÁ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO CIDADÃ NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, RAFAEL JOSE SILVA DA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T20:08:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T20:08:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MITOLOGIA IORUBÁ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO CIDADÃ NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728339-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.015 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação para as relações étnico-raciaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectlei 10.639/03pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmitologia iorubapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmulticulturalismopt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MITOLOGIA IORUBÁ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO CIDADÃ NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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