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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, RAFAEL JOSE SILVA DA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T20:08:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T20:08:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MITOLOGIA IORUBÁ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO CIDADÃ NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728339 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.015 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | lei 10.639/03 | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | mitologia ioruba | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | multiculturalismo | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE MITOLOGIA IORUBÁ NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA MODALIDADE EDUCAÇÃO CIDADÃ NO MUNICÍPIO DE CANOAS/RS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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RAFAEL JOSE SILVA DA SILVA - PROFHISTORIA UFRGS.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728339/2/RAFAEL JOSE SILVA DA SILVA - PROFHISTORIA UFRGS.pdfDownload |
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