Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Catarinense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Vanzuita, Alexandre | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Mark Sivania Carlos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T20:02:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T20:02:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid na formação de professores.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa tem como objetivo compreender quais as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid na formação inicial de ex-bolsistas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – IFC Campus Camboriú. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa do tipo analítico- descritiva e interpretativa, com características de análise de conteúdo. Utilizamos a técnica do grupo focal para a coleta dos dados. Participaram do grupo focal sete ex-bolsistas de iniciação à docência do curso de Licenciatura em Pedagogia do IFC Campus Camboriú, em que foi possibilitado um momento de discussão reflexiva sobre as experiências nas trajetórias no Programa. O Pibid contribuiu no sentido de enfrentar práticas pedagógicas reducionistas e fragmentadas nos processos formativos, oportunizando situações de inserção profissional, articulação teoria e prática, práticas de pesquisa como princípio educativo e científico, práticas interdisciplinares, possibilidades de “ser professor(a)”, melhora dos processos de ensino aprendizagem dos alunos das escolas-campo, provocando experiências de autoria, autonomia e produção de conhecimento inovador. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 414kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pibid; Formação inicial; Pedagogia; Processos formativos; Ensino. | pt_BR |
Título: dc.title | Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid na formação de professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Pedagogia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons