Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, PAOLA CAVALCANTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T19:55:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T19:55:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | A memória coletiva do Colégio Júlio de Castilhos (1964-1985), histórias de resistência e ferramenta de ensino: proposta pedagógica para a musealização da memória juliana | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728328 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação busca refletir sobre as possiblidades de usos da memória e da história do Colégio Júlio de Castilhos durante o período de vigência do governo ditatorial (1964-1985) no ensino de História do Brasil nas disciplinas de História e Sociologia. Musealizar o rico patrimônio material e imaterial que o colégio detém se configura como uma necessidade premente na preservação da história brasileira, principalmente deste período tão sensível. A pesquisa buscou sensibilizar os estudantes frente as memórias julianas da ditadura e as consequências de viver sob uma ditadura de caráter repressivo e controlador. A pandemia do coronavírus trouxe um contexto de desagregação das relações educacionais, com estudantes e professores confinados em suas casas e temerosos por sua saúde e enfrentando dificuldades de inúmeras ordens para desenvolver os processos de ensino-aprendizagem no modelo de distanciamento social. No retorno as atividades presenciais ainda de modo parcial e fracionado, a pesquisa se desenvolveu a partir de práticas curriculares que buscaram abordar o desenvolvimento do estado brasileiro e especificamente durante os anos de 1964-1985 a partir da perspectiva da história do colégio. Infelizmente no contexto conturbado de retorno parcial dos estudantes e do processo eleitoral para direção da escola, a elaboração do museu virtual não foi possível, mas a elaboração teórica do projeto e o potencial pedagógico que trabalhar com a história da instituição demonstra, reforça a necessidade de desenvolver projetos de escola, que constem no Plano de Ação e que sejam voltados para a preservação do acervo histórico e memorialistico do Colégio Júlio de Castilhos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.873 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | museus virtuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ditadura civíl-militar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | história pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cotidiano escolar e saberes históricos | pt_BR |
Título: dc.title | A memória coletiva do Colégio Júlio de Castilhos (1964-1985), histórias de resistência e ferramenta de ensino: proposta pedagógica para a musealização da memória juliana | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PAOLA CAVALCANTE RIBEIRO - PROFHISTORIA UFRGS.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728328/2/PAOLA CAVALCANTE RIBEIRO - PROFHISTORIA UFRGS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons