A memória coletiva do Colégio Júlio de Castilhos (1964-1985), histórias de resistência e ferramenta de ensino: proposta pedagógica para a musealização da memória juliana

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, PAOLA CAVALCANTE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T19:55:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T19:55:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherA memória coletiva do Colégio Júlio de Castilhos (1964-1985), histórias de resistência e ferramenta de ensino: proposta pedagógica para a musealização da memória julianapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728328-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação busca refletir sobre as possiblidades de usos da memória e da história do Colégio Júlio de Castilhos durante o período de vigência do governo ditatorial (1964-1985) no ensino de História do Brasil nas disciplinas de História e Sociologia. Musealizar o rico patrimônio material e imaterial que o colégio detém se configura como uma necessidade premente na preservação da história brasileira, principalmente deste período tão sensível. A pesquisa buscou sensibilizar os estudantes frente as memórias julianas da ditadura e as consequências de viver sob uma ditadura de caráter repressivo e controlador. A pandemia do coronavírus trouxe um contexto de desagregação das relações educacionais, com estudantes e professores confinados em suas casas e temerosos por sua saúde e enfrentando dificuldades de inúmeras ordens para desenvolver os processos de ensino-aprendizagem no modelo de distanciamento social. No retorno as atividades presenciais ainda de modo parcial e fracionado, a pesquisa se desenvolveu a partir de práticas curriculares que buscaram abordar o desenvolvimento do estado brasileiro e especificamente durante os anos de 1964-1985 a partir da perspectiva da história do colégio. Infelizmente no contexto conturbado de retorno parcial dos estudantes e do processo eleitoral para direção da escola, a elaboração do museu virtual não foi possível, mas a elaboração teórica do projeto e o potencial pedagógico que trabalhar com a história da instituição demonstra, reforça a necessidade de desenvolver projetos de escola, que constem no Plano de Ação e que sejam voltados para a preservação do acervo histórico e memorialistico do Colégio Júlio de Castilhos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.873 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectmuseus virtuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectditadura civíl-militarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjecthistória públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Título: dc.titleA memória coletiva do Colégio Júlio de Castilhos (1964-1985), histórias de resistência e ferramenta de ensino: proposta pedagógica para a musealização da memória julianapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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