CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO LA SALLE PÃO DOS POBRES EM 2019

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado, Alan Ramos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2023-05-08T19:40:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2023-05-08T19:40:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-
identificador: dc.identifier.otherCULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO LA SALLE PÃO DOS POBRES EM 2019pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728327-
Resumo: dc.description.abstractEste projeto teve como objetivo investigar o processo de ensino de História na Escola de Ensino Fundamental La Salle Pão dos Pobres, localizada no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. A pesquisa concentrou-se nos 9° anos do ensino fundamental e utilizou como fontes os planejamentos de sala de aula realizados pelo professor durante o ano letivo de 2019, uma entrevista com o professor, o documento chamado de Matriz Curricular para as competências e a Base Nacional Comum Curricular. Foram levantadas questões sobre como ocorre o ensino de História na escola, frente à utilização de uma matriz construída pela própria rede, de que forma a matriz para competências impacta na construção dos planejamentos do professor de História da escola La Salle Pão dos Pobres, e em que pontos a BNCC e a matriz convergem ou divergem. Para a análise, foi mobilizado o conceito de cultura escolar, baseando-se em Dominique Julia, Antonio Viñao Frago, além de outros autores. A análise das fontes foi dividida em três etapas: na primeira, foi realizada uma comparação entre a BNCC e a MCC, verificando as aproximações e distanciamentos; na segunda, investigou-se se houve interação entre as duas, de alguma maneira, e se a BNCC e a MCC foram contempladas nos planejamentos; e na terceira etapa, foi realizada uma análise agora levando em consideração a entrevista com o professor e buscando entender as opções feitas pelo mesmo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.837 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprofhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de História – escolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcurrículo e ensino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura escolarpt_BR
Título: dc.titleCULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO LA SALLE PÃO DOS POBRES EM 2019pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons