Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Alan Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2023-05-08T19:40:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2023-05-08T19:40:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
identificador: dc.identifier.other | CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO LA SALLE PÃO DOS POBRES EM 2019 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/728327 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este projeto teve como objetivo investigar o processo de ensino de História na Escola de Ensino Fundamental La Salle Pão dos Pobres, localizada no bairro Cidade Baixa em Porto Alegre. A pesquisa concentrou-se nos 9° anos do ensino fundamental e utilizou como fontes os planejamentos de sala de aula realizados pelo professor durante o ano letivo de 2019, uma entrevista com o professor, o documento chamado de Matriz Curricular para as competências e a Base Nacional Comum Curricular. Foram levantadas questões sobre como ocorre o ensino de História na escola, frente à utilização de uma matriz construída pela própria rede, de que forma a matriz para competências impacta na construção dos planejamentos do professor de História da escola La Salle Pão dos Pobres, e em que pontos a BNCC e a matriz convergem ou divergem. Para a análise, foi mobilizado o conceito de cultura escolar, baseando-se em Dominique Julia, Antonio Viñao Frago, além de outros autores. A análise das fontes foi dividida em três etapas: na primeira, foi realizada uma comparação entre a BNCC e a MCC, verificando as aproximações e distanciamentos; na segunda, investigou-se se houve interação entre as duas, de alguma maneira, e se a BNCC e a MCC foram contempladas nos planejamentos; e na terceira etapa, foi realizada uma análise agora levando em consideração a entrevista com o professor e buscando entender as opções feitas pelo mesmo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.837 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | profhistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de História – escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | currículo e ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura escolar | pt_BR |
Título: dc.title | CULTURA ESCOLAR E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DOCENTE NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO COLÉGIO LA SALLE PÃO DOS POBRES EM 2019 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ALAN RAMOS MACHADO - PROFHISTORIA UFRGS.pdf | 2.84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/728327/2/ALAN RAMOS MACHADO - PROFHISTORIA UFRGS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons